Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7285
Title: O ensino de química para alunos com autismo – uma revisão bibliográfica
Authors: Seidi, Bacar
Keywords: Educação inclusiva
Ensino de Química
Autismo
Issue Date: 27-Nov-2024
Citation: SEIDI, B. (2024)
Abstract: O número de estudantes diagnosticados com o transtorno do espectro autista (TEA) vem aumentando nos últimos anos e nesse sentido é preciso adotar variadas metodologias para inclusão desses alunos na escola. O presente trabalho teve como objetivo analisar quais estratégias didáticas vem sendo adotadas no âmbito do ensino de química da educação básica para alunos com Autismo. A metodologia empregada baseou-se em uma pesquisa qualitativa com base no método de pesquisa bibliográfica. Nesse sentido foi realizou-se uma busca pelas produções dos últimos dez anos (2014-2024) no acervo digital do Google Acadêmico acerca da temática do Autismo no ensino de Química. Para tanto, foi utilizado como descritores de busca “Autismo”, “Ensino de química” e “química”. Os resultados obtidos demonstraram que houve um notável crescimento na produção dos trabalhos voltados ao autismo. De forma geral, verificou-se nos 17 trabalhos encontrados, a utilização de materiais adaptados aos alunos com TEA nas aulas de química, tais como jogos, atividades lúdicas e tecnologias digitais. Apesar disso, ratifica-se a necessidade de mais estudos direcionados a inclusão e desenvolvimento de autistas no âmbito escolar.
Description: SEIDI, Bacar. O ensino de química para alunos com autismo – uma revisão bibliográfica. 2024, 16f. TCC - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7285
Appears in Collections:Artigo - Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bacar Seidi.pdf2024_art_bseidi.pdf455,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.