Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7461
Título: Metodologias ativas: inovação pedagógica e estratégias de aprendizagens ativas
Autor(es): Araújo, Evilândia Alves
Palavras-chave: Cartilha pedagógica
Formação continuada
Data do documento: 27-Fev-2024
Citação: ARAÚJO, E.A. (2024)
Resumo: O planejamento da cartilha pedagógica dedicada às metodologias ativas é uma jornada cativante rumo à inovação pedagógica e estratégias de aprendizagens ativas. Nossa missão é capacitar educadores a explorar abordagens dinâmicas e envolventes que transcendem o tradicional modelo de ensino. As metodologias ativas constituem a essência de uma abordagem educacional centrada no aluno, fomentando a promoção do raciocínio crítico, a aplicação prática dos conhecimentos e a transformação do processo educativo. Ao longo desta exposição, exploraremos como esses princípios se convertem em ferramentas fundamentais para revolucionar a dinâmica do ensino e aprendizagem. Os métodos ativos são mais do que uma tendência educacional; são uma resposta à crescente demanda por uma educação mais relevante e envolvente. Com a ajuda desta cartilha, os educadores serão orientados a explorar estratégias como dilemas morais, storytelling, corrida intelectual gamificada, sala de aula invertida e muito mais. Vamos desvendar como essas abordagens podem inspirar um aprendizado mais autêntico, motivar os alunos e prepará-los para enfrentar os desafios que surgem no contexto do século XXI. Ao longo deste processo, também enfatizaremos como adaptar essas estratégias às diversas disciplinas, tornando-as acessíveis aos professores. Assim, esta cartilha constitui um elo fundamental entre a teoria e a prática, oferecendo diretrizes claras, estudos de caso inspiradores e recursos prontos para uso. É uma ferramenta indispensável para aqueles que desejam transformar suas salas de aula em ambientes dinâmicos de aprendizagem, nos quais os estudantes assumem o papel central na construção do conhecimento. Serão compartilhadas dicas relevantes sobre como superar desafios comuns associados a esses métodos ativos, garantindo que os educadores estejam prontos para abraçar essa revolução pedagógica. Preparem-se para embarcar nesta jornada de inovação e aprendizado ativo!
Descrição: ARAÚJO, Evilândia Alves. Metodologias ativas: inovação pedagógica e estratégias de aprendizagens ativas. 2024. 90 f. Produto da Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa Associado de Pós-Graduação Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Redenção, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7461
ISSN: 9786500942231
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARTILHA PEDAGÓGICA_DIGITAL_27-02-24.pdf2024_prod_eaaraujo.pdf.9,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.