Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7476| Title: | O Conselho Escolar como auxiliar a gestão em uma escola no município de Ocara-CE |
| Authors: | Mendes, Maria Eliane Ferreira |
| Keywords: | Conselho Escolar Administração Escolar Gestão democrática Participação Popular |
| Issue Date: | 13-Oct-2021 |
| Citation: | MENDES, M. E. F. (2021) |
| Abstract: | O presente trabalho analisa o papel do conselho escolar como fonte de auxílio para a gestão administrativa escolar da Escola de Ensino Fundamental Luis Candido de Oliveira em Ocara – CE, verificando o impacto, e as dificuldades, dessa relação. A pesquisa foi apoiada por trabalhos de Vieira e Vital (2015), Lück (2009) (2013), Menezes et. al. (2016), Ribeiro e Oliveira 2018 (2018), entre outros. A pesquisa de campo contou com visitas a instituição e entrevistas semi-estruturadass com os membros do Conselho Escolar. Foi possível verificar a participação dos membros do Conselho Escolar, identificar as ações concretas desenvolvidas pelo Conselho estudado, averiguar a existência de algum tipo de preparação para os membros, além de visualizar a compreensão dos mesmos com relação a legislação e atributos que lhe são conferidos. Os resultados mostraram-se relevantes, pois além de mostrar falhas, revelou possibilidades ainda latente. |
| Description: | MENDES, Maria Eliane Ferreira. O Conselho Escolar como auxiliar a gestão em uma escola no município de Ocara-CE. 2019. 43f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7476 |
| Appears in Collections: | Monografias (Administração Pública - EAD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MARIA ELIANE FERREIRA MENDES Tcc.pdf | 2019_mono_mefmendes.pdf | 410,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.