Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7489
Título : Simulação clínica no ensino de cuidados intensivos para a formação do enfermeiro: revisão de escopo
Autor : Silva, Maria Itamara Cruz da
Palabras clave : Treinamento por Simulação
Estudantes de Enfermagem
Cuidados Críticos
Fecha de publicación : 29-may-2025
Citación : SILVA, M. I. C. (2025)
Resumen : Objetivo: Descrever e analisar as estratégias de simulação aplicadas ao ensino de cuidados intensivos para estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem. Metodologia: Revisão de escopo conforme diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI). A pergunta norteadora foi: Quais abordagens de ensino baseado em simulação são utilizadas no ensino de cuidados intensivos com estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem? As buscas foram realizadas entre janeiro e abril de 2025 nas bases PubMed, LILACS, Web of Science e Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) para literatura cinzenta. Resultados: Dos 107 registros, 9 estudos (05 deles retirados das bases de dados e 04 da literatura cinzenta) (2009–2024) atenderam aos critérios de inclusão (publicações que responderam à pergunta norteadora, sem restrição de idiomas ou marcos temporal). Foram identificadas simulações com manequins de alta fidelidade, ambientes virtuais e Escape Room, abordando temas como ventilação mecânica, choque séptico, delirium, lesões por pressão, comunicação interprofissional, cuidados com dispositivos invasivos e higiene oral. A maioria relatou ganhos em conhecimento, autoconfiança e preparo para os cuidados críticos. Conclusão: A simulação mostrou-se eficaz no desenvolvimento de competências para os cuidados intensivos. Contudo, observou-se ausência de padronização metodológica nas simulações analisadas. Recomenda-se que estudos futuros invistam em protocolos mais sistematizados, com maior detalhamento técnico, avaliações de longo prazo e integração entre estratégias virtuais e presenciais.
Descripción : SILVA, Maria Itamara Cruz da. Simulação clínica no ensino de cuidados intensivos para a formação do enfermeiro: revisão de escopo. 2025. 16f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7489
Aparece en las colecciones: Artigo - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria Itamara Cruz da Silva.pdf2025_art_msilva.pdf274,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.