Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7489| Título: | Simulação clínica no ensino de cuidados intensivos para a formação do enfermeiro: revisão de escopo |
| Autor(es): | Silva, Maria Itamara Cruz da |
| Palavras-chave: | Treinamento por Simulação Estudantes de Enfermagem Cuidados Críticos |
| Data do documento: | 29-Mai-2025 |
| Citação: | SILVA, M. I. C. (2025) |
| Resumo: | Objetivo: Descrever e analisar as estratégias de simulação aplicadas ao ensino de cuidados intensivos para estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem. Metodologia: Revisão de escopo conforme diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI). A pergunta norteadora foi: Quais abordagens de ensino baseado em simulação são utilizadas no ensino de cuidados intensivos com estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem? As buscas foram realizadas entre janeiro e abril de 2025 nas bases PubMed, LILACS, Web of Science e Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) para literatura cinzenta. Resultados: Dos 107 registros, 9 estudos (05 deles retirados das bases de dados e 04 da literatura cinzenta) (2009–2024) atenderam aos critérios de inclusão (publicações que responderam à pergunta norteadora, sem restrição de idiomas ou marcos temporal). Foram identificadas simulações com manequins de alta fidelidade, ambientes virtuais e Escape Room, abordando temas como ventilação mecânica, choque séptico, delirium, lesões por pressão, comunicação interprofissional, cuidados com dispositivos invasivos e higiene oral. A maioria relatou ganhos em conhecimento, autoconfiança e preparo para os cuidados críticos. Conclusão: A simulação mostrou-se eficaz no desenvolvimento de competências para os cuidados intensivos. Contudo, observou-se ausência de padronização metodológica nas simulações analisadas. Recomenda-se que estudos futuros invistam em protocolos mais sistematizados, com maior detalhamento técnico, avaliações de longo prazo e integração entre estratégias virtuais e presenciais. |
| Descrição: | SILVA, Maria Itamara Cruz da. Simulação clínica no ensino de cuidados intensivos para a formação do enfermeiro: revisão de escopo. 2025. 16f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7489 |
| Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maria Itamara Cruz da Silva.pdf | 2025_art_msilva.pdf | 274,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.