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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7489Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Maria Itamara Cruz da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T18:24:43Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-06T18:24:43Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, M. I. C. (2025) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7489 | - |
| dc.description | SILVA, Maria Itamara Cruz da. Simulação clínica no ensino de cuidados intensivos para a formação do enfermeiro: revisão de escopo. 2025. 16f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Objetivo: Descrever e analisar as estratégias de simulação aplicadas ao ensino de cuidados intensivos para estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem. Metodologia: Revisão de escopo conforme diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI). A pergunta norteadora foi: Quais abordagens de ensino baseado em simulação são utilizadas no ensino de cuidados intensivos com estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem? As buscas foram realizadas entre janeiro e abril de 2025 nas bases PubMed, LILACS, Web of Science e Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) para literatura cinzenta. Resultados: Dos 107 registros, 9 estudos (05 deles retirados das bases de dados e 04 da literatura cinzenta) (2009–2024) atenderam aos critérios de inclusão (publicações que responderam à pergunta norteadora, sem restrição de idiomas ou marcos temporal). Foram identificadas simulações com manequins de alta fidelidade, ambientes virtuais e Escape Room, abordando temas como ventilação mecânica, choque séptico, delirium, lesões por pressão, comunicação interprofissional, cuidados com dispositivos invasivos e higiene oral. A maioria relatou ganhos em conhecimento, autoconfiança e preparo para os cuidados críticos. Conclusão: A simulação mostrou-se eficaz no desenvolvimento de competências para os cuidados intensivos. Contudo, observou-se ausência de padronização metodológica nas simulações analisadas. Recomenda-se que estudos futuros invistam em protocolos mais sistematizados, com maior detalhamento técnico, avaliações de longo prazo e integração entre estratégias virtuais e presenciais. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Treinamento por Simulação | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
| dc.subject | Cuidados Críticos | pt_BR |
| dc.title | Simulação clínica no ensino de cuidados intensivos para a formação do enfermeiro: revisão de escopo | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Maria Itamara Cruz da Silva.pdf | 2025_art_msilva.pdf | 274,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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