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dc.contributor.authorSilva, Maria Itamara Cruz da-
dc.date.accessioned2025-11-06T18:24:43Z-
dc.date.available2025-11-06T18:24:43Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.citationSILVA, M. I. C. (2025)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7489-
dc.descriptionSILVA, Maria Itamara Cruz da. Simulação clínica no ensino de cuidados intensivos para a formação do enfermeiro: revisão de escopo. 2025. 16f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Descrever e analisar as estratégias de simulação aplicadas ao ensino de cuidados intensivos para estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem. Metodologia: Revisão de escopo conforme diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI). A pergunta norteadora foi: Quais abordagens de ensino baseado em simulação são utilizadas no ensino de cuidados intensivos com estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem? As buscas foram realizadas entre janeiro e abril de 2025 nas bases PubMed, LILACS, Web of Science e Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) para literatura cinzenta. Resultados: Dos 107 registros, 9 estudos (05 deles retirados das bases de dados e 04 da literatura cinzenta) (2009–2024) atenderam aos critérios de inclusão (publicações que responderam à pergunta norteadora, sem restrição de idiomas ou marcos temporal). Foram identificadas simulações com manequins de alta fidelidade, ambientes virtuais e Escape Room, abordando temas como ventilação mecânica, choque séptico, delirium, lesões por pressão, comunicação interprofissional, cuidados com dispositivos invasivos e higiene oral. A maioria relatou ganhos em conhecimento, autoconfiança e preparo para os cuidados críticos. Conclusão: A simulação mostrou-se eficaz no desenvolvimento de competências para os cuidados intensivos. Contudo, observou-se ausência de padronização metodológica nas simulações analisadas. Recomenda-se que estudos futuros invistam em protocolos mais sistematizados, com maior detalhamento técnico, avaliações de longo prazo e integração entre estratégias virtuais e presenciais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamento por Simulaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subjectCuidados Críticospt_BR
dc.titleSimulação clínica no ensino de cuidados intensivos para a formação do enfermeiro: revisão de escopopt_BR
dc.typeArticlept_BR
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