Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1005
Título: A política de desenvolvimento territorial sustentável no Território do Sisal
Autor(es): Oliveira, Rudiney Roza Dias de
Palavras-chave: Divisões territoriais e administrativas
Política pública
Território do Sisal (BA) - Administração
Data do documento: 28-Jul-2018
Citação: OLIVEIRA, R. R. D. (2018)
Resumo: Uma das principais marcas da última década no panorama das políticas para o desenvolvimento é a emergência da abordagem territorial do desenvolvimento rural. O desenvolvimento territorial aparece fortemente como uma das possibilidades de resposta articulada entre o poder público e a sociedade civil diante dos problemas apontados como causas do subdesenvolvimento. Os movimentos sociais se fazem presente na sociedade brasileira atual e no Território do Sisal. Situado na região semiárida da Bahia, este Território se destaca presença da sociedade civil organizada, que exerce um papel importante na dinâmica espacial, uma maneira encontrada pela população, diante das dificuldades econômicas e sociais, para promover melhorias no contexto social. Com o objetivo de analisar a contribuição da sociedade civil organizada do Território do Sisal na implementação de políticas públicas territoriais na região do Sisal visando à inserção social, este estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e pesquisa de campo, descrevendo a composição do CODES SISAL e o desenvolvimento rural local. As reflexões aqui surgidas pretenderam discutir o conceito de políticas públicas no Desenvolvimento Local. A sociedade civil organizada do Território do Sisal discute no CODES SISAL a gestão dos recursos econômicos, analisando a melhor localização para investir determinados benefícios conquistados através da política territorial. O estudo realizado mostrou como a organização da sociedade civil pode consolidar mudanças sociais e econômicas, mesmo num contexto de controle político local. Mesmo com todos os problemas e resistências culturais e organizacionais, cada vez mais a área de desenvolvimento territorial assume papel fundamental na implementação de políticas públicas nos territórios.
Descrição: OLIVEIRA, Rudiney Roza Dias de. A política de desenvolvimento territorial sustentável no Território do Sisal. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1005
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_rudineyoliveira.pdf2018_mono_rudineyoliveira.pdf690,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.