Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1023
Título : Saúde ginecológica
Otros títulos : avaliação de álbum seriado como instrumento para promoção da higiene intima feminina
Autor : Nepomuceno, Samara dos Reis
Palabras clave : Enfermagem
Educação em Saúde
Tecnologia
Saúde da Mulher
Saúde Sexual e Reprodutiva
Fecha de publicación : 2017
Citación : NEPOMUCENO, S. R. (2017)
Resumen : A higiene íntima feminina diária é de suma importância para a prevenção de infecções e para o bem-estar da mulher. O enfermeiro pode atuar na promoção de ações educativas eficazes voltadas para a higiene íntima feminina. O álbum seriado é um dos instrumentos que podem auxiliar o enfermeiro na educação em saúde. Este projeto foi delineado com o objetivo de avaliar os resultados de uma estratégia educativa utilizando álbum seriado como instrumento de promoção da higiene íntima feminina adequada. Trata-se de estudo avaliativo desenvolvido em um município da Região Metropolitana cearense que tem sua rede primária de atenção à saúde composta por 15 Unidades Básicas de Saúde, sendo 10 na zona urbana. A UBS Ednardo Pereira Martins, no bairro Coaçú, foi escolhida para sediar a pesquisa por ser a primeira Instituição modelo de Atenção Primária da Cidade. A população do estudo foi composta por mulheres presentes na sala de espera da UBS no período do estudo. Por se tratar de situação em que a população não pode ser enumerada, esta pesquisa utilizou a amostragem por conveniência, constituída pelas mulheres que estavam presentes para receber atendimento ou para acompanhar alguém que esteja em espera e que tinham idade superior a 18 anos. Participaram da pesquisa 86 mulheres. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário às mulheres que estavam na Sala de Espera da UBS antes e imediatamente depois da realização da aplicação do álbum seriado sobre higiene íntima feminina. O questionário pré e pós-teste foi composto por 10 afirmativas, elaboradas em linguagem simples e objetiva, sobre o conteúdo abordado na intervenção educativa. As participantes, de forma individual e em local reservado, responderam se “concordam”, se “não concordam” ou se “não sabem responder” em relação a cada afirmativa. Os resultados evidenciaram que a maioria (63,94%) não tinha o conhecimento adequado sobre a recomendação de que retirar a calcinha para dormir fosse benéfico para a saúde genital feminina; quase metade (40,69%) apresentaram conhecimento inadequado ou não souberam responder se o uso de duchas vaginais pode causar doenças e 32,55% não concordaram com isto; e uma amostra considerável (41,85%) tinha um conhecimento inadequado sobre o uso do protetor diário íntimo, pois não o consideravam prejudicial à saúde íntima. A contribuição do álbum seriado foi verificada no aumento de 30% dos acertos no pós-teste, frente ao total de apenas a 3,48% de erros. Conclui-se que o álbum seriado consiste em instrumento para promoção da higiene íntima feminina adequada.
Descripción : NEPOMUCENO, Samara dos Reis. Saúde ginecológica: avaliação de álbum seriado como instrumento para promoção da higiene intima feminina. 2017. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2017.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1023
Aparece en las colecciones: Artigo - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_art_srn.pdf2017_art_srn.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.