Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1041
Título: A utilização do Facebook como ferramenta de marketing
Título(s) alternativo(s): estudo de caso da assessoria de comunicação da Unilab
Autor(es): Lima, Francisco Andson da Paz
Palavras-chave: Marketing
Marketing digital - facebook.
Assessoria de comunicação - Unilab
comunicações digitais
Data do documento: 2017
Citação: LIMA, F. A. P. (2017)
Resumo: As redes sociais, em especial o Facebook, transformou o modo de pensar e fazer marketing, especialmente, o marketing digital. É factível afirmar que o marketing digital é um meio que facilita, intensifica e melhora as comunicações organizacionais e o seu network, ainda que não tenhamos muitas bibliografias aceitas na academia. Neste sentido, este trabalho ganha em importância, ainda que não pretende esgotar a abordagem sobre o assunto, que evolui na mesma velocidade da inovação tecnológica. No serviço público, em especial na Assessoria de Comunicação (ASSECOM) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, a utilização do web marketing e da new media são fundamentais, devido a flexibilidade na prestação do serviço, o baixo custo e, especialmente, a sua capacidade de abranger toda a comunidade acadêmica, fazendo com que a comunicação seja efetiva. Este trabalho procura compreender as bases teóricas e metodológicas adotadas pela ASSECOM, sua aplicabilidade, especificidades, funcionalidades e, por fim, criar um modelo empírico conceitual do fluxo de informação da comunicação na rede social Facebook. É fundamental entender que a questão da pesquisa é responder como acontece a comunicação e divulgação das informações via o marketing da instituição, utilizando a rede social Facebook. O trabalho está dividido em duas etapas: a primeira compreende a revisão da literatura e uma análise cronológica do Facebook da instituição; a segunda, o recolhimento de informações em endereços eletrônicos e análises de documentos internos da ASSECOM, além de realizações de entrevistas e aplicações de questionários. Do ponto de vista metodológico a estratégia de investigação utilizada foi o estudo de caso com um paradigma construtivista, mantendo uma abordagem qualitativa em uma pesquisa exploratória. Percebeu-se, portanto, que o Facebook presta assistência ao público; atua com campanhas e promove o fluxo de informação na rede social, além da publicidade direta que facilita a comunicação integrada de marketing e fortalece a imagem da universidade. Como conclusão é possível afirmar que a utilização do Facebook é indispensável para a comunicação da Unilab com os seus diversos públicos e no auxílio às tomadas de decisões dos gestores. Neste sentido, como resultado do trabalho, é apresentado um modelo que pretende racionalizar o fluxo da comunicação com base nas mídias sociais e no marketing digital.
Descrição: LIMA, Francisco Andson da Paz. A utilização do Facebook como ferramenta de marketing: estudo de caso da assessoria de comunicação da Unilab. 2017. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1041
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Andson da Paz Lima.pdf2017_mono_faplima.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.