Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1045
Título: Tecnologia da informação e eficiência administrativa numa universidade federal brasileira
Título(s) alternativo(s): estudo de caso na divisão de execução financeira
Autor(es): Lima, Francisco Naylton Lopes de
Palavras-chave: Gestão pública
Informatização da gestão pública
Eficiência administrativa
Caetano, Dr. Luis Miguel Dias
Data do documento: 2017
Citação: LIMA, F. N. L. (2017)
Resumo: O estudo da eficiência e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no setor público são temáticas importantes para o desenvolvimento da gestão pública. Nesse sentido, este estudo pretende contribuir com esse tema através de um estudo de caso em uma universidade federal brasileira, na divisão de execução financeira, analisando um processo administrativo e suas peculiaridades e necessidades, com o propósito de melhorar a etapa acima mencionada e avaliar os impactos dessa implementação. Para isso, foram analisadas teorias relacionadas à eficiência e à informatização da gestão pública, e alguns meios para torná-la mais eficiente. Nesse caso, as tecnologias ligadas ao Microsoft Excel foram implementadas através de algumas funções avançadas. Os resultados mostram que o processo em questão tornou-se significativamente mais rápido e menos cansativo, e os trabalhadores que participaram da pesquisa sentiram-se mais confiantes sobre a execução desse processo. Com isso, foi possível concluir que a informatização da gestão pública é algo útil e que deve ser melhor observado e praticado para auxiliar o Estado em suas atribuições perante a sociedade.
Descrição: LIMA, Francisco Naylton Lopes de. Tecnologia da informação e eficiência administrativa numa universidade federal brasileira: estudo de caso na divisão de execução financeira. 2017. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1045
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Naylton Lopes de Lima.pdf2017_mono_fnllima.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.