Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1055
Título: Políticas públicas de saúde no Timor-Leste
Título(s) alternativo(s): uma análise a partir do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) 2011-2030
Autor(es): Silva, Maria Engrácia Rodrigues Pereira Rebelo dos Santos
Palavras-chave: Timor-Leste – História
Timor-Leste – Política e governo
Política pública de saúde
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, M. E. R. P. R. S. (2017)
Resumo: A política pública de saúde é uma das políticas elaboradas para orientação e enfrentamento dos problemas através de mobilização e sistematização das informações na busca de solução. Em relação ao Timor-Leste, os problemas encontrados após da independência, relacionada à saúde, são: os serviços de saúde, as infraestruturas e equipamentos hospitalares. Portanto, o Estado timorense criou o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) de 2011 a 2030, para resolver estes problemas. O objetivo do presente trabalho é analisar o PED, o que foi proposto no desenvolvimento de Capital Social que aborda a questão da saúde, verificando, por meio das teorias de políticas públicas e políticas públicas de saúde, se é viável a política de saúde prevista no PED, pode contribuir na melhoria da qualidade de saúde pública em Timor-Leste. Além disso, analisar as mudanças ocorridas da política de saúde a partir da criação do presente plano. A metodologia utilizada no presente trabalho foi as pesquisa bibliografia e documental. O motivo da realização deste trabalho é a necessidade de discutir os problemas de saúde enfrentados pelos timorenses para criar novas soluções a superá-los. A análise de política pública segundo Secchi (2016) é um dos meios que contribui na produção e transformação das informações para responder os problemas públicos. Em relação à política pública de saúde, ela é um conjunto de diretrizes, programas e serviços, englobando as pessoas e equipamentos de saúde com mesmo objetivo de salvar vidas. O resultado da pesquisa sugere que a política de saúde para Timor-Leste deve seguir alguns caminhos para melhorar alguns indicadores de saúde, tais como: qualidade do serviço, pessoas qualificadas, infraestrutura e equipamentos adequados. Além disso, deve atingir um serviço de saúde de mais qualidade por meio do estudo comparativo pelos profissionais e estudantes da área de saúde como uma das alternativas viáveis no fornecimento do serviço de saúde. Considera toda discussão, a política de saúde por meio desta pesquisa indica algumas sugestões para melhorar a política pública de saúde de Timor-Leste, auxiliando e contribuindo no progresso do sistema público de saúde de Timor-Leste.
Descrição: SILVA, Maria Engrácia Rodrigues Pereira Rebelo dos Santos. Políticas públicas de saúde no Timor-Leste: uma análise a partir do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) 2011-2030. 2017. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1055
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Engrácia Rodrigues Pereira Rebelo dos Santos Silva.pdf2017_mono_merprssilva.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.