Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1063
Título: Empreendedorismo público na gestão municipal
Título(s) alternativo(s): o caso da secretaria municipal do desenvolvimento econômico de Fortaleza - CE
Autor(es): Freitas, Regislene de Oliveira
Palavras-chave: Gestão pública
Empreendedorismo público
Data do documento: 2017
Citação: FREITAS, R. O. (2017)
Resumo: Devido a contextos como a excessiva burocratização, as mudanças tecnológicas, sociais e econômicas ocorridas no mundo e o crescimento das demandas sociais, é que a introdução de novas técnicas de gestão, como o empreendedorismo, vem se fazendo oportunas para que a administração pública possa ser desempenhada com eficiência, eficácia e efetividade. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a inserção de aspectos do empreendedorismo no setor público, por meio das ações e ferramentas utilizadas na gestão da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) da cidade de Fortaleza-CE. Para a efetivação deste estudo de natureza qualitativa, foi realizada entrevista semiestruturada, somada a pesquisas bibliográfica e documental. Os principais resultados, obtidos a partir da técnica de análise de conteúdo, demonstram que a SDE utiliza ferramentas inovadoras de gestão, como o MAPPFOR, o Plano Fortaleza 2040 e os softwares de mapeamento socioeconômico, no qual funcionam como mecanismos de planejamento, controle e transparência das ações. Além disso, constatou-se que as parcerias firmadas e a observação dos casos de sucesso em outras organizações, são cruciais para o desenvolvimento dos programas e projetos, associando-se a princípios estabelecidos na literatura para um governo empreendedor. Ademais, viu-se que mudanças estratégicas ocorridas dentro da secretaria influenciam o trabalho dos gestores. Da mesma maneira, as mudanças no atendimento aos cidadãos, como a instituição de uma unidade de atendimento itinerante, simplificam processos burocráticos e facilitam o acesso da comunidade aos serviços prestados. Desta forma, inferiu-se que a SDE fomenta práticas empreendedoras, contribuindo para uma gestão pública municipal efetiva.
Descrição: FREITAS, Regislene de Oliveira. Empreendedorismo público na gestão municipal: o caso da secretaria municipal do desenvolvimento econômico de Fortaleza - CE. 2017. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1063
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regislene de Oliveira Freitas.pdf2017_mono_rofreitas.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.