Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1111
Título: Evasão de alunos em uma escola de ensino médio no município de Aracati
Autor(es): Silvia, Emerson Nilson da
Santos, Maria Edínavia de oliveira
Silvia, Marta Lúcia dos Santos
Palavras-chave: Educação
Evasão escolar
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, E. N.; SANTOS, M. E. O.; SILVA, M. L. S. (2017)
Resumo: Este é o relatório final do projeto de pesquisa sobre a evasão de alunos na escola pública de ensino médio Beni Carvalho, com o propósito de analisar as responsabilidades, atribuições e papeis dos gestores de uma escola do município de Aracati e descobrir suas maiores dificuldades como gestor em relação à situação. Neste documento apresentamos as etapas para o desenvolvimento do projeto, métodos e fontes de pesquisa. Iniciamos com a apresentação do órgão pesquisado e sua história e o perfil da escola, assim como visão e missão, em seguida identificamos o principal desafio enfrentado pelos seus gestores, fizemos o comparativo da teoria com a prática e buscamos auxiliar o gestor na solução da problemática encontrada. No entanto a referida pesquisa teve seu início diante da constatação de alguns problemas no ensino público de ensino médio com o propósito de analisar os resultados de uma investigação que tem como principal objetivo inferir quais os possíveis fatores que geram ausência em sala de aula e como consequência a evasão dos alunos na escola pública de ensino médio. Através da pesquisa observamos a dificuldade de incentivar os alunos ao compromisso com as atividades escolares e fundamentalmente a participação assistida da família e dos gestores da escola. Tais fatores têm refletido na aprendizagem dos alunos, ocorrendo assim um processo de ensino ineficiente e baixo rendimento escolar. E que tornam os alunos sem estimulo para os estudos e com tendências a desistência. A gestão da escola deve contribuir com o desenvolvimento das capacidades intelectuais do educando, interagindo constantemente através de práticas educativas concisas e construtivas buscando sempre a melhor maneira de transmitir o conhecimento e motivar a formação desse docente, assim diminuir este índice de evasão.
Descrição: SILVIA, Emerson Nilson da; SANTOS, Maria Edínavia de Oliveira; SILVIA, Marta Lúcia dos Santos. Evasão de alunos em uma escola de ensino médio no município de Aracati. 2017. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Aracati-Ceara, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1111
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVIA, Emerson Nilson da; SANTOS, Maria Edínavia de Oliveira; SILVIA, Marta Lúcia dos Santos.pdf2017_mono_ensilvia;meosantos;mlssilva.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.