Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1150
Título: Conselho escolar e gestão da escola pública
Título(s) alternativo(s): um estudo de caso em uma escola municipal de ensino fundamental de Beberibe – Ceará
Autor(es): Lima, Maria Leuzete da Silva
Palavras-chave: Educação
Conselho escolar
Gestão escolar
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, M. L. S. (2016)
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar o papel desenvolvido pelo Conselho Escolar e da participação da sociedade na melhoria da gestão de uma escola pública na rede municipal. Busca explicitar o preceito estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que prevê uma gestão democrática, com a participação de pais, professores e alunos, compreendendo-a a partir da experiência de participação efetiva da comunidade, oferecendo pistas sobre como podem ser superados os desafios para um maior envolvimento da comunidade na vida escolar. Por meio de um estudo de caso com abordagem qualitativa, a partir de dados coletados através de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, apresenta-se uma análise da prática do Conselho Escolar, visualizando sua relevância e significado como mecanismo facilitador da gestão democrática na escola pública. Identificam-se desafios como a plena compreensão do papel do Conselho Escolar, principalmente por parte dos pais dos alunos, o que tem provocado uma interação limitada com a gestão da escola, como um longo caminho a ser percorrido entre a teoria e a prática na atuação do Conselho Escolar da escola pesquisada. Torna-se imperioso investir na capacitação dos conselheiros, para favorecer a melhoria de sua atuação, além de aprofundar o conhecimento acerca do Projeto Político Pedagógico. A pesquisa conclui que o Conselho Escolar desempenha um importante papel no controle social e contribui fundamentalmente para a melhoria da gestão democrática da escola pública, na medida em que seus membros participam ativamente das discussões de um conjunto de temas relacionados à melhoria da educação. O Conselho Escolar deve receber investimento nos seus processos de formação continuada, no sentido de dotar os conselheiros das capacidades básicas para os temas debatidos.
Descrição: LIMA, Maria Leuzete da Silva. Conselho escolar e gestão da escola pública: um estudo de caso em uma escola municipal de ensino fundamental de Beberibe – Ceará. 2016. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Aracati-Ceara, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1150
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Maria Leuzete da Silva.pdf2016_mono_mlslima.pdf734,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.