Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1166
Título: | Xenofobia: o olhar de estudantes do Ensino Fundamental II aos africanos residentes em São Francisco do Conde |
Autor(es): | Santos, Anaildes Santana Rocha, Floricélia Silva, Jaqueline Barbosa da Guedes, Laecio dos Santos Cruz, Roberto dos Reis |
Palavras-chave: | Estudantes africanos - São Francisco do Conde (BA) Estudantes do ensino fundamental - São Francisco do Conde (BA) - Atitudes Unilab - Estudantes enofobia - São Francisco do Conde (BA) |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Citação: | SANTOS, A. S. et al. (2015) |
Resumo: | Com a instalação do polo acadêmico da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, em São Francisco do Conde e com a expansão da urbanização, a localidade tornou-se um dos municípios baianos receptores de estudantes de países colonizados por Portugal, Angola, Nova Guiné, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sendo estes grupos de imigrantes alvos de muitos ataques de xenofobia. As relações socioculturais precisam ser ressignificada quando existe práticas de xenofobismo em uma localidade. Enquanto agente transformador das relações sociais é necessário criar estratégias, projetos, práticas de ensino possível e que atendam a realidade local para combater e amenizar questões sociais como o xenofobismo. Partindo dessa premissa, objetiva-se com este artigo identificar, caracterizar e analisar as ações educacionais praticadas na escola, do Ensino Fundamental II, o Instituto Municipal Luis Viana Neto, instituição escolar deste município, para amenização do xenofobismo praticado pelos estudantes. Acredita-se que este estudo é relevante na medida em que busca refletir e conscientizar as pessoas e estudantes sobre ações de xenofobismo, uma questão local e social através de práticas educativas simples, favorecendo e desmistificado práticas preconceituosas e afirmando o papel da educação e seu poder de colaborar para o desenvolvimento social e o fortalecimento cultural. |
Descrição: | SANTOS, Anaildes Santana et al. Xenofobia: o olhar de estudantes do Ensino Fundamental II aos africanos residentes em São Francisco do Conde. 2015. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento UNIAFRO - Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1166 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Aperfeiçoamento em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_arti_anaildessantos.pdf | 2015_arti_anaildessantos.pdf | 176,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.