Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1166
Título: Xenofobia: o olhar de estudantes do Ensino Fundamental II aos africanos residentes em São Francisco do Conde
Autor(es): Santos, Anaildes Santana
Rocha, Floricélia
Silva, Jaqueline Barbosa da
Guedes, Laecio dos Santos
Cruz, Roberto dos Reis
Palavras-chave: Estudantes africanos - São Francisco do Conde (BA)
Estudantes do ensino fundamental - São Francisco do Conde (BA) - Atitudes
Unilab - Estudantes
enofobia - São Francisco do Conde (BA)
Data do documento: 12-Dez-2015
Citação: SANTOS, A. S. et al. (2015)
Resumo: Com a instalação do polo acadêmico da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, em São Francisco do Conde e com a expansão da urbanização, a localidade tornou-se um dos municípios baianos receptores de estudantes de países colonizados por Portugal, Angola, Nova Guiné, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, sendo estes grupos de imigrantes alvos de muitos ataques de xenofobia. As relações socioculturais precisam ser ressignificada quando existe práticas de xenofobismo em uma localidade. Enquanto agente transformador das relações sociais é necessário criar estratégias, projetos, práticas de ensino possível e que atendam a realidade local para combater e amenizar questões sociais como o xenofobismo. Partindo dessa premissa, objetiva-se com este artigo identificar, caracterizar e analisar as ações educacionais praticadas na escola, do Ensino Fundamental II, o Instituto Municipal Luis Viana Neto, instituição escolar deste município, para amenização do xenofobismo praticado pelos estudantes. Acredita-se que este estudo é relevante na medida em que busca refletir e conscientizar as pessoas e estudantes sobre ações de xenofobismo, uma questão local e social através de práticas educativas simples, favorecendo e desmistificado práticas preconceituosas e afirmando o papel da educação e seu poder de colaborar para o desenvolvimento social e o fortalecimento cultural.
Descrição: SANTOS, Anaildes Santana et al. Xenofobia: o olhar de estudantes do Ensino Fundamental II aos africanos residentes em São Francisco do Conde. 2015. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento UNIAFRO - Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1166
Aparece nas coleções:Artigos - Aperfeiçoamento em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_arti_anaildessantos.pdf2015_arti_anaildessantos.pdf176,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.