Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1181
Título: Uma análise da expressão “conflitos tribais” em mayombe, de pepetela
Autor(es): Andrade, Ariane Clemente de
Palavras-chave: Ficção angolana – Texto e interpretação
Data do documento: 2015
Citação: ANDRADE,A. C. de (2015)
Resumo: O objetivo desta monografia é analisar a expressão “conflitos tribais”, utilizada constantemente por Pepetela, nas narrativas do romance Mayombe. Partindo dessa expressão, buscou-se esmiuçar o contexto histórico, político e social que a sedimenta, com o intuito de compreender, primeiramente, o seu verdadeiro significado, assim como o motivo da sua frequência nos relatos do romance em questão. Contudo, para além do desejo de entender onde, como, quando e porque brota a expressão “conflitos tribais”, tem-se o foco de reinterpretá-la, evidenciando que os atritos descritos no romance Mayombe não foram impulsionados pelas diferenças culturais e/ou étnicas, sugeridas pelo termo “tribais”, mas sim por conta do momento instável que os guerrilheiros do MPLA- Movimento Popular de Libertação de Angola- enfrentavam durante a guerra de libertação de Angola. Para alcançar essa reinterpretação, uniram-se trechos do romance à explanação do cenário histórico que fundamentou desde o florescer do termo “tribo” (século XIX) até sua ruína (finais do século XX), tornando plausível a ideia de atritos distantes das dessemelhanças étnicas e, assim, proporcionando, também, um novo pensar a respeito da imagem de uma Angola “selvagem”, a qual acaba revivendo- aos olhos dos europeus- diante a luta pela consolidação da nação angolana.
Descrição: ANDRADE,Ariane Clemente de. Uma análise da expressão “conflitos tribais” em mayombe, de pepetela. 2015. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1181
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_mono_acandrade.pdf2015_mono_acandrade.pdf735,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.