Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1184
Título: Uma hermenêutica de Buell Quain
Título(s) alternativo(s): interpretações a partir dos conceitos heideggerianos de angústia, morte e suicídio
Autor(es): Pinho, Carlos Ronald Oliveira de
Palavras-chave: Hermenêutica
Data do documento: 2015
Citação: PINHO, C. R. O. de (2015)
Resumo: Nosso instrumento de investigação é a analítica existencial realizada por Heidegger na segunda parte de Ser e Tempo e a hermenêutica de Paul Ricouer. Para mostrar como se oferece o tema do suicídio no romance memorialista Nove Noites, de Bernardo de Carvalho, me aproprio do conceito heideggeriano de angústia, que está associado no pensamento do filósofo à noção de ser-para-a-morte. Procuro desenvolver a imbricação de três conceitos - angústia, suicídio e ser-para-a-morte - e realizar uma hermenêutica do suicídio, tal como experimentado pelo personagem Buell Quain, protagonista do romance. O trabalho investiga a possibilidade de um concreto desvelamento da presença, do Dasein, e da possível abertura para o ser em sua totalidade - tido por Heidegger como conhecimento autêntico - na experiência do personagem, dado que ele, segundo o relato ficcional sobre a sua vida, se encontrava imerso nos limites existenciais impostos pela finitude humana, e pela angústia peculiar de que foi acometido, por ter sido suicida em potencial e de fato. A partir desta investigação proponho um novo conceito, o qual denominei de ser-para-o-suicídio.
Descrição: PINHO, Carlos Ronald Oliveira de. Uma hermenêutica de Buell Quain: interpretações a partir dos conceitos heideggerianos de angústia, morte e suicídio. 2015. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1184
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_mono_cropinho.pdf2015_mono_cropinho.pdf558,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.