Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1258
Título: Marcadores discursivos no Português de Cabo Verde: uma descrição preliminar
Autor(es): Veloso, Emilly Sampaio Silva
Palavras-chave: Língua portuguesa - Africanismos
Língua portuguesa - Marcadores discursivos - Cabo Verde
Linguística - Cabo Verde
Data do documento: 30-Out-2018
Citação: VELOSO, E. S. S. (2018)
Resumo: Nosso trabalho teve como objetivo descrever alguns marcadores discursivos (MDs) encontrados no português falado em Cabo Verde a partir da recolha de entrevistas de um grupo de alunos de duas instituições de ensino caboverdianas realizadas em uma viagem de campo ao país, especificamente, à Ilha de Santiago. Tomamos os MDs como termos que desempenham a função de construir o enunciado em um contexto cognitivo e interpessoal, auxiliando na concretização do discurso e destacando o que está implícito e explícito no texto oral e/ou escrito. A partir de uma revisão bibliográfica teórica de alguns autores que trabalham com os MDs do português brasileiro, fizemos um recorte de alguns MDs presentes no português falado em Cabo Verde, como “agora”, “bom”, “aí”, “ah”, “ahn”, “né” e “eh” ratificamos que esses marcadores podem desempenhar a função de sequenciadores, conforme aponta Risso (2015) ou podem apontar para uma função interacional nos termos de Urbano (2015).
Descrição: VELOSO, Emilly Sampaio Silva. Marcadores discursivos no Português de Cabo Verde: uma descrição preliminar. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1258
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_eveloso.pdf2018_mono_eveloso.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.