Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1259
Título: Jargões policiais: linguagem e relações de poder na Polícia Militar da Bahia
Autor(es): Gomes, Felipe dos Santos
Palavras-chave: Bahia. Polícia Militar - Usos e costumes
Língua portuguesa - Jargão - Bahia
Data do documento: 1-Nov-2018
Citação: GOMES, F. S. (2018)
Resumo: Esta monografia se propõe a verificar quais são os principais motivos do uso de determinadas expressões características do universo linguísticos dos policiais militares da Bahia no contexto interacional das relações comunicativas institucionais, bem como problematizar como os o poder hierárquico é expresso nas relações existenciais entre os indivíduos da corporação. Assume-se que relações linguísticas de poder são exercidas dentro da organização militar de duas maneiras e são aplicadas de forma subliminar, com objetivos completamente diferentes. Uma das funções dos jargões é o poder que a instituição PMBA, através de seus representantes, exerce sobre os membros da comunidade civil como, por exemplo, limitar o compartilhamento de informações; a segunda função, que esta pesquisa se propõe a estudar dentro da instituição PMBA, trata-se das relações de poder estabelecidas dentro do processo hierarquizado piramidal.
Descrição: GOMES, Felipe dos Santos. Jargões policiais: linguagem e relações de poder na Polícia Militar da Bahia. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1259
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_fgomes.pdf2018_mono_fgomes.pdf429 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.