Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1263
Title: Análise reflexiva da língua e da cultura no ensino básico e secundário da Guiné-Bissau: do período colonial à atualidade
Authors: Sambu, João Dito
Keywords: Educação básica - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - Estudos interculturais
Linguagem e línguas - Estudo e ensino - Guiné-Bissau
Issue Date: 1-Nov-2018
Citation: SAMBU, J. D. (2018)
Abstract: Falar do ensino escolar guineense significa falar de um sistema educacional sustentado por problemas relacionados à vida social do povo da Guiné-Bissau. Ora, a educação escolar começou na era do poder colonial promovida pelos colonialistas portugueses em colaboração com os missionários da igreja católica. Desde então, vem somando problemas e mais problemas. Apesar de mudanças na sua estrutura e implementações de vários programas educativos, os problemas ainda se mantém visíveis no sistema educacional. Um dos principais problemas do sistema educativo guineense está relacionado à estrutura funcional do ensino, política educacional e planejamento linguísticos que envolvem o aspecto cultural. Portanto, a questão da língua e da cultura guineenses no ensino educativo é o ponto da discussão desse presente trabalho que tem como objetivo principal analisar, de forma reflexiva, a língua e cultura no processo de ensino básico e secundário em Guiné Bissau e procurar entender as suas implicações e dinâmicas em relação ao seu funcionamento dentro da sociedade guineense. Preocupados com os problemas sociais, do ponto de vista educacional, cultural e linguístico o nosso trabalho traz como objetivo geral analisar a questão da língua e cultura no sistema do ensino básico e secundário da Guiné-Bissau. E tem como objetivos específicos Entender as implicações e as dinâmicas da língua e cultura em relação aos seus funcionamentos na sociedade guineense e por outro lado, o trabalho vai em Busca de caminhos concretos para o desenvolvimento do setor do ensino escolar e desensenvolvimento sociolinguístico e cultural da Guiné-Bissau.
Description: SAMBU, João Dito. Análise reflexiva da língua e da cultura no ensino básico e secundário da Guiné-Bissau: do período colonial à atualidade. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1263
Appears in Collections:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_mono_jsambu.pdf2018_mono_jsambu.pdf678,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.