Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
Título: A história social e política da Guiné-Bissau nas canções de José Carlos Schwarz
Autor(es): Malú, Valdo Augusto
Palavras-chave: Guiné-Bissau - História - Movimentos de autonomia e independência
Guiné-Bissau - História - Canções e música
Schwarz, José Carlos, 1949-1977 - Crítica e interpretação
Data do documento: 24-Set-2018
Citação: MALÚ, V. A. (2018)
Resumo: Neste trabalho nos debruçamos sobre como as canções de José Carlos Schwarz, especialmente as compostas em língua crioula (o guineense), serviram de impulso para a disseminação da luta pela libertação da Guiné-Bissau, assim como criticaram os desvios ocorridos na gestão do país após a libertação. A dominação colonial portuguesa a Guiné-Bissau, um território situado na costa ocidental africana, remonta ao século XV, contudo, a partir do dia 23 de janeiro de 1963, deu-se início a luta armada que durou 11 anos pela guerrilha do PAIGC, então liberado por Amílcar Cabral, até que finalmente o país conquistou sua independência em 24 de setembro de 1973. Durante esse período da luta armada, a língua crioula e a canção serviram como instrumentos da resistência, de maneira que a vanguarda desse movimento foi do cantor José Carlos Schwarz e sua banda Cobiana Djazz. Empenhado com os propósitos da libertação da Guiné-Bissau, o cantor e compositor denunciou o colonialismo através das representações e metáforas presentes em suas canções. Após a independência, JC Schwarz não só teceu críticas contundentes à forma pela qual o país estava sendo gerido, como também pressentiu e testemunhou a separação entre Guiné-Bissau e Cabo- Verde. Veremos também que na contemporaneidade as canções de JC são muito lembradas para celebrar a independência, assim como continuam a conclamar pela “reconstrução nacional”, fato ainda desconhecido pelos guineenses.
Descrição: MALÚ, Valdo Augusto. A história social e política da Guiné-Bissau nas canções de José Carlos Schwarz. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_vmalu.pdf595,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.