Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1348
Título: Relatório de Projeto de Intervenção Social Círculo de Cura: diálogos sobre a saúde integral da mulher
Autor(es): Abreu, Geisla Sanara Silva de
Palavras-chave: Círculo de Cura (Projeto de Intervenção Social)
Negras - Santo Amaro (BA) - Saúde
Saúde holística - Santo Amaro (BA)
Data do documento: 30-Out-2018
Citação: ABREU, G. S. S. (2018)
Resumo: Este relatório tem o intuito descrever e analisar a execução do projeto de intervenção social com a temática “Saúde Holística de Mulheres Negras” e os resultados obtidos nas suas primeiras ações. O projeto de intervenção teve como objetivos: 1.Proporcionar, através de roda de conversa e vivência com mulheres negras, um espaço de acolhimento para troca de saberes e experiências. 2.Apresentar novas formas de percepção de si através da perspectiva holística como movimento gerador de formas saudáveis de se relacionar consigo a partir do autocuidado, prevenções e curas com métodos naturais. Os métodos naturais são compreendidos como os saberes da tradição oral sobre prevenção e tratamentos através de elementos da natureza e espiritualidade. As rodas constituída de mulheres propostas neste projeto fazem parte de um movimento contra-hegemônico, que pretende provocar uma rasura no sistema patriarcal e racista que tem fomentado o distanciamento das mulheres com os seus corpos. A primeira ação do projeto, a roda intitulada como “Círculo de cura: diálogo sobre a saúde integral da mulher”, ocorreu no dia 5 de outubro de 2018 na Casa do Samba em Santo Amaro-BA. No primeiro Circulo de cura, conseguiu-se atender 11 mulheres com diversidade de perfil. Os resultados obtidos vão além dos esperados pela proposição de metas para o primeiro encontro. Os retornos e as propostas das mulheres que compuseram a roda revelaram o quanto a vivencia foi enriquecedora e um espaço importante para se compartilhar saberes que conectam o auto-cuidado, o funcionamento dos nossos corpos, natureza e espiritualidade. Um dos resultados foi a construção do espaço virtual que permitiu dar continuidade às trocas realizadas no círculo de cura, reverberando a proposta da intervenção por outros espaços.
Descrição: ABREU, Geisla Sanara Silva de. Relatório de Projeto de Intervenção Social Círculo de Cura: diálogos sobre a saúde integral da mulher. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1348
Aparece nas coleções:Relatórios - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_rela_gabreu.pdf2018_rela_gabreu.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.