Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1388
Título: Identidade quilombola e territorialidade na comunidade de Alto Alegre/Ce
Título(s) alternativo(s): uma reflexão etnográfica sobre os processos de reconhecimento identitário e territorial na década de 2005-2015.
Autor(es): Ferreira, Antonio Jeovane da Silva
Palavras-chave: Reconhecimento
Identidade Étnica
Território
Quilombos
Ceará
Data do documento: 2017
Citação: FERREIRA, A. J. S. (2017)
Resumo: O presente trabalho se insere, a partir de uma perspectiva antropológica, no conjunto de estudos científicos que se debruçaram a analisar a temática das comunidades quilombolas no Ceará. Destarte, esta pesquisa tem como escopo principal, através do método etnográfico, investigar o processo de construção da identidade étnica/quilombola, bem como as demandas de reivindicação por direitos territoriais, que surgem no contexto de aplicação do Art.68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), estabelecido na Constituição Federal de 1988. Para isso, tomamos como universo de pesquisa a comunidade quilombola de Alto Alegre, situada no município de Horizonte/CE, cujo são atores sociais que por gerações vem construindo uma trajetória de luta e resistência negra no território que ocupam, ao mesmo tempo em que sua existência ressignifica a historiografia do Ceará que sustentou um senso comum de que aqui “não havia negros”, logo, quilombolas. Neste sentido, efetuamos um recorte temporal desta trajetória que compreende de 2005-2015, cujo marca uma década de seu reconhecimento como quilombo/las e também do pleito de reivindicação de posse territorial.
Descrição: FERREIRA, Antonio Jeovane da Silva. Identidade quilombola e territorialidade na comunidade de Alto Alegre/Ce: uma reflexão etnográfica sobre os processos de reconhecimento identitário e territorial na década de 2005-2015. 2017. 139 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1388
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_ajsferreira.pdf2017_mono_ajsferreira.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.