Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1423
Título: A escrita de Conceição Evaristo na representação da mulher negra na literatura afro-brasileira
Autor(es): Anjos, Maraiza Fernanda dos Santos dos
Palavras-chave: Escritoras negras - Brasil
Literatura afro-brasileira
Negras na literatura
Evaristo, Conceição, 1946 - - Crítica e interpretação
Data do documento: 4-Abr-2019
Citação: ANJOS, M. F. S. (2019)
Resumo: Esse trabalho tem como questão geral investigar como ocorre a representação da mulher negra na literatura afro-brasileira a partir da escrita de Conceição Evaristo. Atentando-se para os processos históricos de marginalização, violência e apagamento do ser mulher negra na sociedade brasileira e sua reverberação na literatura. A pesquisa se propõe a analisar a situação da literatura brasileira e os pressupostos que definem o pertencimento da autoria e do texto literário a uma literatura afro-brasileira. Para isso recorremos às observações de Eduardo Assis Duarte (2011) e Maria Nazareth Soares Fonseca (2011) a respeito do panorama histórico dos movimentos negros literários e, assim, compreender a discussão sobre a afro-brasilidade, a pesquisa feita por Regina Dalcastangnè (2005), onde observarmos as questões da representação de personagem e da autoria negra na literatura brasileira. E para discutir sobre a escrita feminina na literatura afro-brasileira dois contos do livro Olhos d’água foram analisados: Olhos d’água e Maria. A busca pela identidade, memória e (des)silenciamento da mulher negra será também discutido, a fim de perceber como se traduz esses elementos literários na realidade social em que vivemos.
Descrição: ANJOS, Maraiza Fernanda dos Santos dos. A escrita de Conceição Evaristo na representação da mulher negra na literatura afro-brasileira. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1423
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_manjos.pdf2019_mono_manjos.pdf605,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.