Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1425
Título: A música como recurso didático nas aulas de interpretação textual: uma experiência no Ensino Fundamental em São Francisco do Conde, Bahia
Autor(es): Santos, Marilia Carmen Moreira
Palavras-chave: Interpretação textual
Leitura
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - São Francisco do Conde (BA)
Música popular - Textos
Data do documento: 11-Out-2018
Citação: SANTOS, M. C. M. (2018)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo destacar o uso da música como recurso didático no ensino-aprendizagem de Leitura e Interpretação Textual, a partir de uma experiência docente realizada durante o Estágio Supervisionado do Curso de Letras em uma escola pública do Ensino Fundamental no Município de São Francisco do Conde, Bahia. A principal justificativa para este trabalho é buscar apresentar uma contribuição para um aprimoramento nos métodos de ensino utilizados nas aulas de Língua Portuguesa das escolas brasileiras, a fim de colaborar para a oferta de um ensino mais lúdico e um aprendizado mais significativo para os alunos como sujeitos históricos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica abrangeu: um histórico da música como recurso didático; aspectos históricos e pedagógicos sobre o ensino-aprendizagem da leitura no Brasil; e, por fim, propostas de intervenção pedagógica através do uso da música em atividades nas aulas de leitura e interpretação textual. A pesquisa de campo, desenvolvida com o objetivo de levantar e coletar dados a partir do ambiente vivenciado pelos sujeitos de pesquisa, aconteceu durante o Estágio Supervisionado em duas fases: 1) observação participativa das aulas de Língua Portuguesa, que possibilitou o contato inicial com a turma e com as práticas de ensino utilizadas pela professora titular da disciplina, além de uma avaliação do engajamento dos alunos nas aulas; 2) regência de aulas, em que, visando uma comparação de duas abordagens de ensino, foram ministradas pela autora desse trabalho duas aulas diferentes de leitura e interpretação textual, sendo a primeira com uma abordagem de ensino mais convencional utilizando um texto proveniente de livro didático e a segunda aula com a utilização da música como recurso didático. Os resultados da presente pesquisa apontam que o uso da música como recurso didático no ensino de leitura e interpretação textual pode auxiliar no trabalho do professor de português e no processo de aprendizagem dos alunos, pois tem o potencial de tornar a aprendizagem mais interessante e significativa e, assim, é possível estimular a motivação dos alunos. Entretanto, é necessário que a proposta de atividade didática com música tenha relação com a realidade histórica e sócio-cultural dos educandos.
Descrição: SANTOS, Marilia Carmen Moreira. A música como recurso didático nas aulas de interpretação textual: uma experiência no Ensino Fundamental em São Francisco do Conde, Bahia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1425
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_msantos.pdf2018_mono_msantos.pdf893,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.