Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1442
Título: Mulheres negras: narrativas que cruzam a vivência cultural na periferia de São Paulo
Autor(es): Santos, Caroline Lima dos
Palavras-chave: Negras - São Paulo - Condições sociais
Periferias - São Paulo - Relação com mulheres
Associação Frida Kahlo
Barbosa, Chindalena Ferreira - História e crítica
Melo, Roberta Guilherme - História e crítica
Data do documento: 1-Dez-2016
Citação: SANTOS, C. L. (2016)
Resumo: Este trabalho surge a partir da narrativa de Chindalena Ferreira Barbosa e Roberta Guilherme Melo, ambas pertencentes ao projeto "As mulheres negras têm história e as jovens negras estão aqui para contar", realizado pela Associação Frida Kahlo (AFRIKA), na Zona Norte do Município de São Paulo. A partir de impressões sobre o processo de formação desse projeto, executado no ano de 2009 e do percurso dessas mulheres em sua construção identitária, na qual a produção de cultura está em constante diálogo com o trabalho que a AFRIKA vem realizando ao longo de sete anos com a juventude negra na periferia do município. O objetivo geral foi evidenciar através da história do projeto e de sua formação o quanto o ativismo da juventude negra na periferia está completamente ligado à cultura e suas linguagens. O racismo e os estigmas que dele surgem com a reprodução do racismo, são parte estrutural da sociedade brasileira; sendo assim, essas estruturas são perpetuadas também através da cultura. Como esse campo não está cristalizado, é possível, através de projetos como este, alterar pontualmente as dinâmicas que são afetadas pela discriminação racial, fazendo com que a juventude negra crie ferramentas para conseguir driblar o racismo diário e institucional.
Descrição: SANTOS, Caroline Lima dos. Mulheres negras: narrativas que cruzam a vivência cultural na periferia de São Paulo. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1442
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_carolinesantos.pdf2016_mono_carolinesantos.pdf536,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.