Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1453
Título: Submissão e feminilidade: o ser feminino na perspectiva neopentecostal do programa The Love School
Autor(es): Bitencourt, Nirvana Krisna Soares
Palavras-chave: Mulheres neopentecostais - Brasil
Submissão - Aspectos religiosos - Cristianismo
Teologia feminista - Brasil
Igreja Universal do Reino de Deus
Love School, The (Programa de televisão) - Crítica e interpretação
Data do documento: 26-Mar-2019
Citação: BITENCOURT, N. K. S. (2019)
Resumo: A presente monografia visa investigar qual o ponto de vista do programa televisivo The Love School (oriundo da Igreja Universal do Reino de Deus), sobre o tema submissão feminina, sobre o que é ser mulher e qual seu modelo de “mulher ideal”, além de analisar como é transmitida a sua perspectiva para o público. Como objetivos específicos trataremos de investigar quais os atributos e características que os apresentadores do programa incutem na “essência do ser feminino”, de acordo com a sua ideologia neopentecostal iurdiana. É relevante abordar os assuntos gênero e religião, relacionando-os, pois as mulheres viveram e ainda vivem a subalternização, justamente por que o discurso religioso ainda se apresenta extremamente opressor, quando por exemplo, ensinam que elas devem ser obedientes, submissas e passivas, sendo assim, contribuem para a produção e reprodução das diversas formas de machismo e violências que as atingem. Trazer estes questionamentos abordados no programa é necessário pois nele há todo um discurso neopentecostal estruturado e opressor, que é transmitido em rede nacional, em uma das grandes emissoras do Brasil (Rede Record). Através da revisão bibliográfica, os principais autores utilizados para o desenvolvimento desta pesquisa foram: Bovkalovski, Oliveira Filho, Mariano, Pinto e Ribeiro, para compreendermos as correntes do pentecostalismo e a IURD; Bourdieu, Pinto e Moraes Teixeira para o entendimento do funcionamento da mídia televisiva; Gebara, Bandini e Machado na esfera de religião e gênero; Engels, Simone de Beauvoir e Mary Wollstonecraft para explicar a submissão da mulher ao longo da história. Utilizamos como metodologia a análise de conteúdo referente a dez vídeos selecionados do programa The Love School.
Descrição: BITENCOURT, Nirvana Krisna Soares. Submissão e feminilidade: o ser feminino na perspectiva neopentecostal do programa The Love School. 2019. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1453
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_nirvanabitencourt.pdf2019_mono_nirvanabitencourt.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.