Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1465
Título: O casamento na etnia Balanta: tradição e modernidade
Autor(es): Iongna, Armando Na
Palavras-chave: Balanta (Grupo étnico) - Guiné-Bissau
Cerimônias de casamento - Guiné-Bissau
Etnologia - Guiné-Bissau
Data do documento: 5-Abr-2019
Citação: IONGNA, A. N. (2019)
Resumo: O trabalho aqui apresentado trata das transformações ocorridas dentro da cultura do povo Balanta, em especial no casamento, com a vinda da modernidade. Seu objetivo central consistiu em compreender de que forma “o casamento do povo Balanta”, se relaciona com noções de “tradição e modernidade”. Deste modo buscou-se analisar como o processo da modernidade tem afetado a tradição Balanta, particularmente o casamento, provocando alterações no seio desta cultura. A partir desta perspectiva percebe-se que o casamento Balanta é um dos princípios que mantém a coesão cultural desta sociedade, afirmando-se como elemento fundamental, por extensão, nas sociedades africanas. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa da natureza qualitativa, composta por análise bibliográfica e realização de entrevistas parcialmente estruturadas, que foram aplicadas a membros da comunidade Balanta, tanto os que se casaram pela tradição como os que não se casaram pela tradição. Não menos importante, consta o olhar e a vivência do autor como membro do povo Balanta. Os resultados obtidos mostram as transformações que o casamento Balanta tem sofrido ao longo dos tempos, e os seus impactos na sociedade. Pretende-se colaborar para prencher as lacunas existentes sobre o tema e para o resgate da história e a identidade do povo Balanta.
Descrição: IONGNA, Armando Na. O casamento na etnia Balanta: tradição e modernidade. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1465
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_armandoiongna.pdf2019_mono_armandoiongna.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.