Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1467
Título: Da universalidade à interculturalidade: por um olhar intercultural na construção da cidadania através das vozes da UNILAB-Malês em suas experiências no âmbito da CPLP
Autor(es): Farias, Diêgo Luís Rocio Cruz
Palavras-chave: Educação multicultural
Relações internacionais - Brasil
Relações internacionais - África
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Data do documento: 3-Abr-2019
Citação: FARIAS, D. R. C. (2019)
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a perspectiva atual dos indivíduos integrantes da UNILAB-Malês que circulam entre as fronteiras da CPLP. Observando a necessidade de construir uma cidadania que adote a noção de interculturalidade como paradigma de ressignificação desta categoria. Logo, se faz necessário entender a construção histórica dessa categoria, do o atual vinculador desse direito, o Estado, o âmbito internacional e seus mecanismos de atuação que visam evidenciar o indivíduo nesse cenário, fazendo o recorte com a experiência da CPLP nesse sistema. Justifica-se essa pesquisa a partir da produção acadêmica de auto-representatividade, pois são as vozes da UNILAB analisando a própria UNILAB. A partir da metodologia qualitativa, além do levantamento bibliográfico diverso, também são feitas entrevistas com pessoas de nacionalidades diferentes, para atender a diversidade desse campus universitário. Conclui-se que, compreender a importância de uma concepção de cidadania intercultural é crucial para ressignificar a condição atual dos indivíduos que habitam e circulam os territórios nacionais, combatendo as deficiências sociais geradas pelos Laticínios da Colonialidade e valorizando as identidades individuais e culturas desses seres.
Descrição: FARIAS, Diêgo Luís Rocio Cruz. Da universalidade à interculturalidade: por um olhar intercultural na construção da cidadania através das vozes da UNILAB-Malês em suas experiências no âmbito da CPLP. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1467
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_diegofarias.pdf2019_mono_diegofarias.pdf434,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.