Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1490
Título: Kalunga: o brincar das corporalidades jongueiras nas águas das memórias
Autor(es): Martins, Laissa Sobral Santos
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira
Danças afro-brasileiras
Filosofia bantu
Jongo (Dança) - Brasil
Martins, Laissa Sobral Santos - Autobiografia
Data do documento: 26-Mar-2019
Citação: MARTINS, L. S. S. (2019)
Resumo: Vamos aprender em uma floresta de baobás? A presente monografia tem como objetivo salvaguardar através do corpo brincante o jongo, evidenciando elementos das filosofias afro ancestrais com a contação de histórias. Em uma autobiografia ritualizar os processos de etnoaprendizagens e contribuir para o combate do epistemicídio através das narrativas plurais que se apresentam de maneiras filosóficas nos corpos pretos. Conduzir o jongo como ferramenta metodológica de aprendizagens e de conexão filosóficas com as ancestralidades, por ser de origem Bantu, salvaguardar os fundamentos das filosofias Bantus através das experiências de terreiros de nação Congo-Angola. Baobás são a representação da preservação da vida, com eles homenagear as tradições afrobrasileiras e as cosmosensações que constroem a pesquisadora.
Descrição: MARTINS, Laissa Sobral Santos. Kalunga: o brincar das corporalidades jongueiras nas águas das memórias. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1490
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_laissamartins.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.