Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1514
Título: Propriedades antidiabéticas das plantas medicinais do gênero bauhinia
Título(s) alternativo(s): uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Palavras-chave: Plantas medicinais
Diabetes mellitus
Hiperglicemia
Hipoglicemia
Bauhinia
Data do documento: 3-Ago-2018
Citação: CELEDONIO, R. F. (2018)
Resumo: Diabetes mellitus (DM) é um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que resultam em hiperglicemia decorrente de defeitos na ação ou secreção da insulina ou em ambas. A utilização de plantas medicinais para o tratamento de diversas patologias é realizada desde os primórdios e nos últimos anos diversas pesquisas estão sendo realizadas para análise daquelas com propriedades hipoglicemiantes. O objetivo desse artigo é abordar através da literatura as propriedades antidiabéticas das plantas medicinais do gênero Bauhinia, que são popularmente conhecidas como pata-de-vaca, unha-de-vaca, unha de boi ou bauínia. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS e PubMed/MEDLINE, que abrangeram publicações nacionais e internacionais, de 2000 a 2018.A base de dados LILACS forneceu 12 artigos, sendo 09 deles com acesso gratuito e 03 com acesso pago, deste modo, entrando no caráter de exclusão. Dos 09 artigos que possuíam livre acesso, somente 03 responderam aos descritores. A base de dados PubMed/MEDLINE forneceu 63 artigos, sendo 43 deles com acesso gratuito. Vale ressaltar que entre as bases de dados LILACS e PubMed ocorreu 9 artigos iguais entre as elas, resultando em 34 artigos de livre acesso, no qual 14 artigos responderam à pergunta de partida. Em todos os artigos ocorreu a sua leitura exaustiva integralmente antes de serem excluídos do presente trabalho e ao final compuseram o presente trabalho 17 artigos. Evidenciou-se através dos artigos que o gênero Bauhinia seria coadjuvante à terapêutica do DM, por apresentar diversos resultados positivos, principalmente no que se refere à melhora dos níveis glicêmicos. As evidências apontam que a Bauhinia apresenta propriedades antidiabéticas e que sua utilização auxilia no controle da patologia e prevenção de danos, porém ainda existe uma grande lacuna quanto a esses resultados em humanos, visto que a grande maioria dos estudos é desenvolvida in vitro, como o observado na presente pesquisa. Todavia, mesmo sendo uma planta vastamente utilizada pela população, ainda não foi regulamentada pela ANVISA e nem apresenta indicação terapêutica, pois ainda se fazem necessários mais estudos que comprovem a sua segurança e eficácia, principalmente em humanos.
Descrição: CELEDONIO, Roberta Freitas. Propriedades antidiabéticas das plantas medicinais do gênero bauhinia: uma revisão integrativa. 2018. 30 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1514
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_rfceledonio.pdf2018_mono_rfceledonio.pdf508,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.