Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1520
Título: Análise do setor elétrico de São Tomé e Príncipe
Autor(es): Esperança, Angel Fernandes de Boa
Palavras-chave: São Tomé e Príncipe
Matriz Energética
Política energética
Empresa de Água e Eletricidade.
Serviço de eletricidade
Energia elétrica
Data do documento: 2018
Citação: ESPERANÇA, A. F. B. (2018)
Resumo: A matriz energética mundial é um tema muito abordado nos dias de hoje levando em conta os avanços energéticos alcançados nos últimos anos. A sobrevivência humana depende da disponibilidade destas fontes para o consumo e de medidas que podem ser tomadas caso haja uma deficiência na matriz mundial. Este panorama mundial energético é abordado inicialmente com objetivo de comparar e localizar a área de estudo da pesquisa (São Tomé e Príncipe), para em seguida dar um enfoque maior ao real objetivo da mesma que é de analisar o setor elétrico de São Tomé e Príncipe. Desta forma foi feito um levantamento bibliográfico com intuito de verificar essa viabilidade energética no país e também para o conhecimento próprio do mercado energético do mesmo. Incialmente foi contextualizado o conceito de energia elétrica para abordar sobre a entidade responsável pelo comércio de energia no país, no qual foi apresentada toda a composição e estrutura da empresa. Mais adiante questões ligadas ao funcionamento da Empresa de Água e Eletricidade foram abordadas com objetivo de mostrar os serviços prestados pela entidade. A análise das tarifas do setor elétrico nacional foi um dos pontos que contribuiu bastante para entender o quão obsoleta estão os dados do departamento elétrico, proveniente de um setor de produção insuficiente e um sistema de transmissão e distribuição antigo e limitado. Face a essa análise foi elaborado um plano de reforma do setor elétrico de São Tomé e Príncipe, em que possíveis soluções foram apresentadas e as suas possíveis recomendações, de forma que se promova o desenvolvimento e sustentabilidade no país.
Descrição: ESPERANÇA, Angel Fernandes de Boa. Análise do setor elétrico de São Tomé e Príncipe. 2018. 53 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - Ieds, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1520
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGEL FERNANDES DE BOA ESPERANÇA TCC.pdf2018_mono_afbesperança.pdf2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.