Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1521
Título: Dimensionamento de um sistema híbrido isolado de geração de energia elétrica para a comunidade Novo Destino em São Tomé e Príncipe
Autor(es): Nova, Bernalize do Rosário Vila
Palavras-chave: Energia - Fontes alternativas
Recursos energéticos
Sistema híbrido
Data do documento: 2018
Citação: Vila Nova, B. R. (2018)
Resumo: A prestação de serviço de energia em São Tomé e Príncipe é muito limitada. Existem muitas comunidades isoladas que não têm acesso à energia elétrica da rede convencional, isso devido alguns fatores como a localização geográfica, a inviabilidade econômica de projeto de instalação de rede elétrica nesses locais e a falta de um planejamento energético entre a oferta e a demanda de energia. As necessidades energéticas nessas comunidades são supridas por grupo geradores comunitários movidos a gasolina, que em muitos casos encontram-se parados devido ao alto custo da gasolina, e nem sempre a população tem condições financeira para comprar o combustível. As energias renováveis se apresentam como uma alternativa interessante para realizar o atendimento de carga elétrica nessas comunidades. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta um estudo de viabilidade técnico-econômica de implantação de um sistema híbrido fotovoltaico-diesel para atender as cargas residenciais da comunidade Novo Destino, em São Tomé e Príncipe. O sistema proposto trata-se de duas fontes de energia (fotovoltaico e diesel) operando em conjunto, com o apoio de um banco de baterias. O sistema fotovoltaico carrega as baterias durante o dia e a energia armazenada é consumida pela carga no período da noite. Para maior confiabilidade do sistema, o projeto propõe um gerador a diesel de reserva, com possibilidade de atuação apenas na indisponibilidade do sistema fotovoltaico e do banco de baterias ou no caso de elevação de carga demandada e a energia armazenada no banco de baterias não ser suficiente para alimentar totalmente a carga. Para realização da análise técnica do sistema, estimou-se o consumo médio mensal das residências da comunidade. Com os dados de irradiação solar da localidade obtidos através do software PVSyst, realizou-se o dimensionamento de todos componentes do sistema e determinou-se a energia elétrica média mensal gerada pelo sistema fotovoltaico. Além disso, fez-se um estudo da viabilidade econômica do sistema utilizando os indicadores econômicos, VPL, Payback descontado e a TIR. Os resultados do dimensionamento do sistema e sua análise econômica, demostram a viabilidade técnica e econômica do sistema com um retorno de investimento em 10 anos.
Descrição: NOVA, Bernalize do Rosário Vila. Dimensionamento de um sistema híbrido isolado de geração de energia elétrica para a comunidade Novo Destino em São Tomé e Príncipe. 2018. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - Ieds, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1521
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERNALIZE DO ROSÁRIO VILA NOVA_TCC.pdf2018_mono_brvnova.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.