Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1537
Título: Ritos funerários da etnia Pepel de Biombo
Autor(es): Gomes, Aila António
Palavras-chave: Etnologia - Guiné-Bissau
Pepel de Biombo (Grupo étnico) - Guiné-Bissau
Ritos e cerimônias fúnebres - Guiné-Bissau
Data do documento: 2-Dez-2016
Citação: GOMES, A. A. (2016)
Resumo: A Guine Bissau é rica em culturas. Justamente falarei sobre a cerimônia fúnebre na etnia Papel de Biombo que está situada no norte da Guine Bissau, são aldeias que são regidas pelos homens mais velhos da comunidade, a mando do rei que é considerado o líder geral. Sabemos que a morte é um acontecimento natural e devemos aceita-la daí quando morre alguém da nossa família da nossa linhagem devemos nos responsabilizar por aquele corpo, é justo que ele morra na sua casa onde foi criado, mas quando isso não acontece deve ser levada a notícia até o familiar mais próximo que vai dar os primeiros passos para os rituais, o corpo deve ser levado em sigilo para casa do choro, pois não é permitido ninguém que não seja da linhagem ver. A partir daí esses familiares vão começar o procedimento de lavagem do corpo que é realizado por uma viúva da mesma linhagem, na presença dos filhos e dos familiares mais próximos do defunto. Após é começado à doação dos panos para enrolar o corpo para ser mostrado ao público, a divulgação da morte é logo ao amanhecer. O corpo já estando sobre os panos é levado para as ruas onde todos poderão vê-lo e daí também começar o interrogatório do defunto que é onde vai descobrir a causa da morte se foi o Irã ou alguém. Depois o toque de choro que são os últimos momentos dos familiares com o corpo antes de ser enterrado, após o enterro vem o toque de choro onde são sacrificado uma vaca e é tocado os instrumentos sagrados e os familiares gritam o nome do parente falecido correndo de um lado para o outro. Esse ritual sempre deve ser feito para que aquela alma entre no mundo dos ancestrais.
Descrição: GOMES, Aila António. Ritos funerários da etnia Pepel de Biombo. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1537
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_mono_ailagomes.pdf2016_mono_ailagomes.pdf696,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.