Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1539
Título: As relações sociais da violência sob a ótica dos estudantes da EEFM João Nogueira Jucá
Autor(es): Santos, Ana Cristina de Sousa
Palavras-chave: Violência na escola - Brasil
Violência escolar
Pesquisa de campo
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, A. C. S. (2018)
Resumo: Este trabalho busca caracterizar e conceituar as múltiplas formas de manifestação da violência no ambiente escolar. Identificando as relações sociais da violência através da percepção dos estudantes sobre este fenômeno e de como ela interfere no seu ambiente escolar e em seu cotidiano. Para compreender esse fenômeno foram utilizados referenciais bibliográficos sobre a temática da pesquisa que possibilitou suporte teórico para a discussão a respeito da violência e suas configurações. A pesquisa de campo foi realizada na escola EEFM João Nogueira Jucá, localizada no bairro da Sapiranga na periferia de Fortaleza-CE, sendo a única escola de ensino médio que abrange jovens de mais de 5 comunidades, cercadas por pontos de tráficos e marcada pela disputa desses territórios. A pesquisa de campo possibilitou o fornecimento de dados necessários para compreender como os estudantes dessa instituição se sentiam afetados pela violência. A pesquisa apresentada nesse trabalho é fundamentada nos registros transcritos do grupo focal e do questionário. Os resultados obtidos serão apresentados a partir da análise de dados qualitativos e quantitativos, na intenção de explicar a realidade social dos estudantes pesquisados, através de uma análise de dados, buscando compreender como os participantes enxergam a violência no ambiente escolar, e, portanto, de como eles sentem-se afetados (ou não) por ela. O intuito desse trabalho não foi culpar ou atribuir a escola e os sujeitos que a representam (gestores, professores e demais funcionários), pela disseminação de qualquer tipo de violência mas, compreender como ela se manifesta na realidade dos estudantes, e como eles a percebem.
Descrição: SANTOS, Ana Cristina de Sousa. As relações sociais da violência sob a ótica dos estudantes da EEFM João Nogueira Jucá. 2017. 66 f. Monografia(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidaes e Letras-IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1539
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CRISTINA DE SOUSA SANTOS TCC.pdf2017_mono_acssantos.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.