Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1540
Título: Servidor com deficiência na Universidade Federal do Ceará:
Título(s) alternativo(s): uma análise da gestão da inclusão
Autor(es): Pinheiro, Ana Graziela Ramiro Alves
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Inclusão no trabalho
Serviço público
Data do documento: 2018
Citação: PINHEIRO, A. G. R.A. (2018)
Resumo: A presente pesquisa discute um relevante fator de inclusão social para a pessoa com deficiência: o trabalho; cuja importância é enfatizada pela Lei de Cotas, a qual precisa ter sua efetividade avaliada, todavia, por tratar-se de uma conquista recente desse público, tendo em vista, também, o longo processo histórico de exclusão sofrido por eles. Dessa maneira, tem-se como objetivo, nesta pesquisa, avaliar a gestão da inclusão no trabalho numa Instituição Federal de Ensino Superior, contribuindo para aprofundamento do tema no setor público. Assim, na pesquisa descritiva, foram realizadas entrevistas com gestores da Universidade Federal do Ceará (UFC) que tratam do assunto na instituição, utilizando-se de roteiro de entrevista elaborado com base no modelo proposto por Campos, Vasconcellos e Kruglianskas (2013), nas concepções de Gil (2002) e Bandini et al (2014) e nas recomendações da Organização Internacional do Trabalho (2006) e do Decreto Federal nº 3.298/99. Os resultados demonstram que a instituição pesquisada realiza práticas de inclusão com enfoque mais pontual, conforme o surgimento de necessidades, não havendo programa específico para seu servidor com deficiência. Dentre as limitações encontradas, percebe-se que a cultura de inclusão ainda não é tão valorizada na comunidade, quadro esse agravado pelas restrições orçamentárias e pela conduta omissa de alguns gestores da universidade pesquisada.
Descrição: PINHEIRO, Ana Graziela Ramiro Alves. Servidor com deficiência na Universidade Federal do Ceará:: uma análise da gestão da inclusão. 2018. 43 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1540
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA GRAZIELA RAMIRO ALVES PINHEIRO TCC.pdf2018_mono_agrapinheiro.pdf499,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.