Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1581
Título: O orçamento participativo como ferramenta de participação popular
Título(s) alternativo(s): a experiência da defensoria pública geral do Estado do Ceará
Autor(es): Rodrigues, Andreia Cavalcante
Palavras-chave: Orçamento - Brasil
Orçamento Público
Orçamento Participativo
Democracia
Data do documento: 2018
Citação: RODRIGUES, A. C. (2018)
Resumo: O presente trabalho trata de uma análise descritiva e tem como objetivo apresentar a experiência do Orçamento Participativo – OP na Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará – DPGE. Através da realização de um estudo de caso, busca-se apresentar a democracia participativa como um instrumento de exercício da cidadania e discutir o orçamento da Defensoria como ferramenta de participação popular, tomando como base a literatura que trata da construção e importância da democracia. No que se refere ao Orçamento Participativo, estudos apontam que o OP promove aos seus participantes o exercício de uma cidadania ativa, além de atribuir maior transparência na gestão dos recursos públicos. A primeira experiência de uso do OP como instrumento de gestão pública democrática ocorreu em 1988, na cidade de Porto Alegre – RS. Desde então o orçamento participativo vem ganhando destaque, inclusive internacionalmente, o que lhe conferiu o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas – ONU como “Prática Bem Sucedida de Gestão Local”. Esta pesquisa esclareceu que o OP na Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará tem o objetivo de romper a barreira entre Estado e sociedade.
Descrição: RODRIGUES, Andreia Cavalcante. O orçamento participativo como ferramenta de participação popular: a experiência da defensoria pública geral do Estado do Ceará. 2018. 37 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Icsa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1581
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREIA CAVALCANTE RODRIGUES TCC.pdf2018_mono_acrodrigues.pdf846,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.