Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1591
Título: | Ensino a distância na educação permanente em enfermagem |
Título(s) alternativo(s): | revisão integrativa |
Autor(es): | Nogueira, Antonio Eudenio de Sousa |
Palavras-chave: | Educação a Distância Educação Permanente Enfermagem |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | NOGUEIRA, A. E. S. (2018) |
Resumo: | Introdução: O cotidiano do trabalho da enfermagem, atualmente, revela a necessidade cada vez maior de se exercer educação nos ambientes de trabalho. Entende-se que a Educação Permanente é a estratégia por meio da qual esse processo pode ser alcançado, principalmente com o uso de tecnologias de informação à distância como mediadoras do processo. Objetivo: Identificar na literatura científica como as tecnologias da informação à distância têm contribuído para a educação permanente na enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa, que buscou responder à questão “como as tecnologias e recursos on-line são utilizados na educação permanente em enfermagem?”. Foram investigados 13 artigos, publicados nos últimos cinco anos, em português e inglês. Resultados: Os resultados evidenciaram que, apesar de ser uma ferramenta de uso recente na Educação Permanente em enfermagem, o uso da Educação à Distância está bem documentado na literatura nacional e internacional. Em geral, os programas educacionais seguem métodos validados e fundamentam o processo em teorias educacionais. O processo de avaliação revela que o uso de Educação à Distância apresenta vantagens para os estudantes, como maior flexibilidade, possibilidade de melhora do currículo, melhor qualificação no contexto do trabalho e redução de custos e de deslocamento. Considerações: Conclui-se que a formulação de conhecimento a respeito da temática oferece suporte ao exercício profissional de educadores na enfermagem e outras áreas. Entender como está estruturada a Educação à Distância na educação permanente em enfermagem no presente traz possibilidades de ampliação do uso de tecnologias em programas educacionais futuros. |
Descrição: | NOGUEIRA, Antonio Eudenio de Sousa. Ensino a distância na educação permanente em enfermagem: revisão integrativa. 2018. 32 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - Ics, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1591 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Saúde da Família |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO EUDENIO DE SOUSA NOGUEIRA TCC.pdf | 2018_mono_aesnogueira.pdf | 761,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.