Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1620
Título: Improbidade administrativa na gestão pública
Título(s) alternativo(s): um estudo sobre a atuação do Ministério Público na comarca de Alto Santo/Ce.
Autor(es): Araújo, Aucileide Souza de
Palavras-chave: Corrupção administrativa - Brasil
Gestão Pública
Alto Santo
Ministério Público
Data do documento: 2018
Citação: ARAUJO, A. S. (2018)
Resumo: A improbidade administrativa, hoje, pode ser considerada uma das maiores chagas da Administração Pública do Brasil. Tornou-se frequente o envolvimento de agentes públicos em casos de corrupção, abuso do poder e outras situações que desvirtuam a legítima função do administrador público. Nesta perspectiva, o presente estudo tem por objetivo geral demonstrar a atuação do Ministério Público frente ao combate à improbidade administrativa, notadamente no Município de Alto Santo. São objetivos específicos da análise desenvolvida: mostrar que o gestor público, ao lidar com a coisa pública, não está isento de mecanismos de controle e fiscalização dos seus atos e apresentar o Ministério Público como guardião constitucional da integridade moral, material e legal do patrimônio público, mediante o exercício das prerrogativas legais de investigação, materializadas por meio do inquérito civil, bem como da propositura de ação civil por improbidade administrativa para sancionar os atos lesivos ao erário. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada através da análise qualitativa dos dados e informações obtidos nas ações civis públicas ajuizadas na Comarca de Alto Santo, como também nos inquéritos civis em trâmite na Promotoria de Justiça de Alto Santo. Constatou-se que só nos últimos dois anos foram ajuizadas vinte e sete ações civis públicas, pleiteando o ressarcimento aos cofres públicos municipais de aproximadamente 7.682.458,31 (sete milhões seiscentos e oitenta e dois mil, quatrocentos e cinquenta e oito reais e oitenta e trinta e um centavos) a título de danos ao erário. Conclui-se que sem uma fiscalização rígida e atuante o detentor do poder tende a abusar dele e que a atuação do Ministério Público, em Alto Santo, revela-se de fundamental importância para combater a ingerência administrativa, pleitear o ressarcimento ao erário municipal e penalizar os atos lesivos praticados pelos gestores ímprobos.
Descrição: ARAÚJO, Aucileide Souza de. Improbidade administrativa na gestão pública: um estudo sobre a atuação do Ministério Público na comarca de Alto Santo/Ce.. 2018. 49 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Icsa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Limoeiro do Norte, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1620
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AUCILEIDE SOUZA DE ARAUJO TCC.pdf2018_mono_asaraujo.pdf3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.