Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1623
Título: O papel do professor unilabiano na integração internacional
Título(s) alternativo(s): os métodos e as dinâmicas para além do chão da sala
Autor(es): VANZA, Bertone Makuiza
Palavras-chave: Ensino Superior
Integração
Educação Pública
Data do documento: 2018
Citação: VANZA, B. M. (2018)
Resumo: A presente pesquisa visa analisar a concepção de integração no chão da sala a partir do olhar do(a) aluno(a) unilabiano(a). Para tanto, realizamos uma pesquisa documental para caracterização da concepção de integração da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por ser uma das duas universidades brasileiras com uma política de internacionalização acadêmica, que mantêm um vínculo de pesquisa sul-sul, mais especificamente com os países da CPLP. Durante o levantamento dos projetos políticopedagógicos de sete cursos (Pedagogia, Letras, Humanidades, Química, Ciências Biológicas, História e Administração Pública) realizamos questionário com alunos(as). Identificamos que a política educativa desta IES visa integração, interação, educação crítica e participação democrática em todos os cursos analisados. Tanto na percepção dos alunos nacionais, como internacionais há integração com identificação de pontos que ainda precisam ser melhorados. Paralelo à análise de questionários, analisamos os PPC de todos cursos mencionados pelos colaboradores, a fim de entender qual percepção dos cursos sobre seus objetivos e sobre os papéis dos professores universitários dentro e fora da sala de aula da Unilab. Conseguimos entender aspectos significativos que envolvem processos sobre percepção, objetivos e papéis do profissional da educação do ensino supeiror. Em cada curso mencionado, foram feitos levantamentos sobre o papel de um(a) professor(a) unilabiano(a), a resposta encontrada aponta para a necessidade de um professor interagir e se integrar aos(as) alunos(as) dentro da sala de aula e fora da sala de aula.
Descrição: VANZA, Bertoni Makuiza. O papel do professor unilabiano na integração internacional: os métodos e as dinâmicas para além do chão da sala. 2018. 26 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades - IH, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1623
Aparece nas coleções:Artigo - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERTONI MAKUIZA VANZA TCC Artigo.pdf2018_art_bmvanza.pdf469,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.