Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1626
Título: Como está sendo a formação dos futuros professores dos cursos de licenciatura da UNILAB para lidar com alunos surdos?
Autor(es): Marques, Bianca dos Santos
Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem
Exclusão
Formação
Surdo
Data do documento: 2018
Citação: MARQUES, B. S. (2018)
Resumo: É sabido que a grande maioria dos jovens surdos sofre com a realidade excludente das escolas brasileiras. No entanto é perceptível que uma das raízes desse problema está no processo de formação do professor. Este estudo objetiva compreender, a partir das percepções dos discentes dos cursos de licenciatura, o processo de preparação/ formação que a UNILAB oferta destinada à educação inclusiva, especificamente, ao público surdo, ou seja, se os futuros profissionais são preparados para lidar com o aluno surdo quando estiverem em sua área de atuação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com uma amostra composta por um estudante de cada curso de licenciatura (Biologia, Química, Física, Matemática, Letras, Pedagogia, História e Sociologia), as entrevistas foram realizadas por meio de um roteiro de entrevista estruturado com dez perguntas de caráter subjetivo. Após a análise dos resultados, foi percebida que a universidade, não proporciona aos seus discentes a capacitação necessária para atender ao público surdo de forma adequada. Espera-se, com esse trabalho, chamar atenção das pessoas para essa questão, a fim de fazê-las indagar sobre seu papel como discente e como futuro profissional que atenderá a uma imensa diversidade de pessoas, com deficiência ou não, mas que exige preparação adequada.
Descrição: MARQUES, Bianca dos Santos. Como está sendo a formação dos futuros professores dos cursos de licenciatura da UNILAB para lidar com alunos surdos? 2018. 20 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1626
Aparece nas coleções:Artigo - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA DOS SANTOS MARQUES TCC.pdf2018_art_bsmarques.pdf205,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.