Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1632
Título: O despertar do “ser professor”
Título(s) alternativo(s): relatos de experiência
Autor(es): Cá, Bruno João
Palavras-chave: Ser Professor
Prática docente
Sala de aula
Data do documento: 2018
Citação: CÁ, B. J. (2018)
Resumo: O presente relato é a síntese da nossa vivência enquanto acadêmicos do curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, tendo por base três etapas: atividade de extensão, Machado na Mesa (2016), a nossa participação no Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID (2017) e, por fim, a participação no estágio supervisionado (2017/2018), componente curricular obrigatório do curso de Letras. Com a participação nas atividades supracitadas, sentimos a importância de partilhar essa experiência. Neste sentido, nós, enquanto acadêmicos, decidimos produzir esse relato, de modo a poder difundir o resultado dessas atividades, bem antes de concluir o curso de Licenciatura em Letras e começar a carreira docente, estando à frente de uma turma de Ensino Médio. Posto isto, propusemos discutir de antemão o “ser professor”, baseando-nos nos depoimentos dos professores Mario Sergio Cortella (PUC-SP), Leandro Karnal (Unicamp) e Clovis de Barros Filho (USP), como também discutimos o modelo de educação em que este “ser professor” se refletiria, na tentativa de perceber nuances, na perspectiva também do educador Paulo Freire (1996), Carlos Rodrigues Brandão (s.d.) e Humberto Maturana (1998). Assim sendo, este trabalho dá ênfase ao “ser professor” como um fim ao nosso estudo na área de licenciatura.
Descrição: CÁ, Bruno João. O despertar do “ser professor”: relatos de experiência. 2018. 15 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1632
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO JOÃO CÁ TCC artigo.pdf2018_art_bjca.pdf397,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.