Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1634
Título: Implantação da ISO 14001 em ETA
Título(s) alternativo(s): oportunidades para mitigação de impactos ambientais negativos
Autor(es): Silva, Camila Kellen Oliveira da,
Palavras-chave: Água - Estações de tratamento
ISO 14001
Saneamento
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, C. K. O. (2018)
Resumo: Para garantir a potabilidade é comumente desperdiçada a própria água tratada, nos tratamentos convencionais das Estações de Tratamento de Água - ETAs, por meio da lavagem dos filtros. Em termos de volume, a água de lavagem de filtros representa cerca de 2% a 5% da água tratada em uma ETA. Tendo em vista que nenhum processo deve ficar isento da responsabilidade ambiental, um instrumento importante para auxiliar na execução de ações sustentáveis é a série de normas ISO 14000, denominada no Brasil como NBR ISO 14000. Nesse sentido, é de grande valia que no processo de tratamento de água, as Companhias de Gestão e Saneamento aperfeiçoem seus processos com vistas a desenvolver e implementar uma política ambiental para gerenciar seus aspectos ambientais, o que propõe, dentre a série de normas ISO 14000, a norma ABNT ISO 14001:2015. O objetivo deste trabalho é analisar as práticas sustentáveis da Estação de Tratamento de Água Gavião, localizada no Município de Pacatuba-CE, a partir da ISO 14001 como mitigação a impactos negativos gerados pelo processo de tratamento de água. Foi executada uma pesquisa descritiva, apontados os requisitos da norma e verificados indicadores de monitoramento ambiental, dos quais o de recirculação apresentou considerável contribuição de volume de água recuperada por meio da recirculação da água de lavagem dos filtros, com resultados acima de 90% de volume recuperado em 6 dos 10 meses avaliados (Janeiro a Outubro de 2018). A destinação adequada de resíduos sólidos também apresentou destaque por alcançar a meta no mesmo período. Apesar da ETA não possuir ainda uma certificação externa na Norma, em virtude da ausência de Estação de Tratamento Resíduos Gerados (ETRG) e um Plano de Emergência de Combate a Incêndio do Corpo dos Bombeiros, o estudo demonstra que a implantação interna da Norma contribui na mitigação de impactos ambientais negativos.
Descrição: SILVA, Camila Kellen Oliveira da. Implantação da ISO 14001 em ETA: oportunidades para mitigação de impactos ambientais negativos. 2018. 35 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1634
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA KELLEN OLIVEIRA DA SILVA Monografia.pdf2018_mono_ckosilva.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.