Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1651
Título: Tchikumbi: ritual de iniciação feminina: relações de poder entre homem e mulher em Cabinda, Angola
Autor(es): Bendo, Margarida Duete Lourenço
Palavras-chave: Mulheres - Condições sociais
Relação homem-mulher - Cabinda, Angola
Ritos de iniciação - Cabinda, Angola
Tchikumbi (Ritual angolano)
Data do documento: 4-Set-2019
Citação: BENDO, M. D. L. (2019)
Resumo: O presente artigo corresponde ao requisito parcial para a conclusão de curso, apresentado ao curso de Ciências Sociais, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês, como requisito na obtenção do grau de Cientista Social. O artigo promove uma reflexão em torno da dinâmica do ritual de iniciação feminina, Tchikumbi, na província de Cabinda, Angola. São analisadas aqui as implicações do ritual de iniciação feminina Tchikumbi nas relações de poder entre homens e mulheres em Cabinda, Angola, uma vez que o ritual enquadra-se numa das fases de iniciação da mulher para a vida adulta, ou seja, apresentá-la à sociedade, como estando apta para a vida jovem/adulta. Nesta análise levamos em conta às relações em que o Tchikumbi se insere dentro dos seus contextos endógenos de reprodução e de conhecimento, buscando entender a dinâmica do ritual Tchikumbi, enquanto estrutura de poder social. Por fim, buscamos problematizar a questão do conceito de gênero, sua aplicabilidade em contextos africanos e a condição feminina no contexto contemporâneo de Cabinda.
Descrição: BENDO, Margarida Duete Lourenço. Tchikumbi: ritual de iniciação feminina: relações de poder entre homem e mulher em Cabinda, Angola. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1651
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_margaridabendo.pdf239,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.