Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1655
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Seidi, Braima | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T14:01:07Z | - |
dc.date.available | 2019-12-19T14:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
dc.identifier.citation | SEIDI, B. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1655 | - |
dc.description | SEIDI, Braima. Percurso do sistema educativo na Guiné-Bissau. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo analisar os processos educacionais na Guiné-Bissau e, com isso, tecer algumas considerações em torno do modelo educacional que existia neste país africano antes da invasão dos colonizadores portugueses. Além disso, a pesquisa pretende contribuir com dados teóricos para cooperar na redefinição das políticas educacionais mais próximas da realidade do país. O trabalho visa também identificar os pontos convergentes, bem como desvendar o modelo educacional voltado à colonialidade remanescente no pensamento e nas práticas educacionais. Para tanto, o embasamento fundamenta-se nas contribuições teórico-metodológicas de Lourenço Ocuni Cá (2009) e Alexandre Brito Furtado (2005). Com base nas teorias desses autores sobre a formação e o funcionamento dos campos, definiram-se o percurso metodológico e as fontes de estudo para a compreensão e a constituição das políticas educacionais na Guiné-Bissau. Por fim, trazemos algumas considerações em torno da temática principal e, sobretudo, como o Estado Guineense não tem correspondido com às aspirações de PAIGC (Partido Africano Independência de Guiné e Cabo-Verde), que protagonizou a luta pela conquista da independência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau - Educação | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau - Política e governo | pt_BR |
dc.title | Percurso do sistema educativo na Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_arti_braimaseidi.pdf | 173,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.