Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1655
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSeidi, Braima-
dc.date.accessioned2019-12-19T14:01:07Z-
dc.date.available2019-12-19T14:01:07Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.citationSEIDI, B. (2019)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1655-
dc.descriptionSEIDI, Braima. Percurso do sistema educativo na Guiné-Bissau. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar os processos educacionais na Guiné-Bissau e, com isso, tecer algumas considerações em torno do modelo educacional que existia neste país africano antes da invasão dos colonizadores portugueses. Além disso, a pesquisa pretende contribuir com dados teóricos para cooperar na redefinição das políticas educacionais mais próximas da realidade do país. O trabalho visa também identificar os pontos convergentes, bem como desvendar o modelo educacional voltado à colonialidade remanescente no pensamento e nas práticas educacionais. Para tanto, o embasamento fundamenta-se nas contribuições teórico-metodológicas de Lourenço Ocuni Cá (2009) e Alexandre Brito Furtado (2005). Com base nas teorias desses autores sobre a formação e o funcionamento dos campos, definiram-se o percurso metodológico e as fontes de estudo para a compreensão e a constituição das políticas educacionais na Guiné-Bissau. Por fim, trazemos algumas considerações em torno da temática principal e, sobretudo, como o Estado Guineense não tem correspondido com às aspirações de PAIGC (Partido Africano Independência de Guiné e Cabo-Verde), que protagonizou a luta pela conquista da independência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Guiné-Bissaupt_BR
dc.subjectGuiné-Bissau - Educaçãopt_BR
dc.subjectGuiné-Bissau - Política e governopt_BR
dc.titlePercurso do sistema educativo na Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_arti_braimaseidi.pdf173,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.