Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1658
Título: Do socialismo à democracia na Guiné-Bissau (1973-1999)
Autor(es): Seide, Seco Braima
Palavras-chave: Democracia - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - Política e governo - 1973-1999
Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde
Socialismo - Guiné-Bissau
Data do documento: 29-Ago-2019
Citação: SEIDE, S. B. (2019)
Resumo: O presente artigo discute os dois modelos politico-econômicos adotados pelo Estado guineense após a independência, nomeadamente o socialismo e a democracia. O objetivo é compreender a forma como ambos os regimes foram movimentados no país. A partir disso, analisou-se os princípios que regem cada modelo e comparou-se com intuito de chegar às forças e fraquezas da sua implementação na Guiné-Bissau. Para chegar a esses resultados utilizou-se a metodologia qualitativa e as técnicas de revisão bibliográfica e pesquisa documental, a partir de livros, artigos e documentos sobre a temática. Concluimos que o regime socialista foi movimentado na Guiné-Bissau logo após a independência em 1975 pelo PAIGC em um regime de partido único que se confundia com o estado, sendo considerado um período relativamente estável. Apesar do primeiro golpe de estado ocorrido em 1980, temos uma continuidade ideológica. Já o período democrático inicia 1994, sendo recebido com euforia, entretanto foi caracterizado por instabilidade politico-militar, sucessivos golpes de Estado e guerra-civil. O trabalho é relevante na medida em que nos oferece de forma cronológica os acontecimentos que marcaram os dois momentos políticos, com isso possibilita diferentes considerações quanto à crise política que automáticamente reflete no social guineense.
Descrição: SEIDE, Seco Braima. Do socialismo à democracia na Guiné-Bissau (1973-1999). 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1658
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_secoseide.pdf2019_arti_secoseide.pdf207,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.