Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1702
Título: Breve revisão sobre o parâmetro do sujeito nulo: revisitando os dados do guineense
Autor(es): Ié, Valdir Bicale Infulna
Palavras-chave: Gramática gerativa
Língua guineense - Sujeito nulo
Parâmetro pro-drop
Princípios e parâmetros - Linguística
Data do documento: 6-Set-2019
Citação: IÉ, V. B. I. (2019)
Resumo: Este trabalho tem como tema o parâmetro pro-drop. O objetivo é apresentar a presença dos sujeitos nulos no guineense. Parte-se do pressuposto de que essa língua possui a morfologia verbal “fraca”. Muitos estudos que se dedicam à descrição e análise do parâmetro do sujeito nulo demonstram que existe uma relação entre morfologia verbal “rica” e a não realização do sujeito. Chomsky (1981, apud FREITAS, 2010) assume o fenômeno do sujeito nulo e afirma que nas línguas pro-drop a concordância tem a capacidade de controlar o sujeito de alguma forma, o que seria impossível para as línguas não pro-drop. Entretanto, nem sempre a relação morfologia “rica” e sujeito nulo é direta, considere, por exemplo, o chinês que permite o sujeito nulo e não possui um paradigma flexional “rico” para indicar a pessoa do discurso. Em casos como o do chinês, a relação entre morfologia verbal “rica” deixa de desempenhar um papel primordial na explicação do apagamento do sujeito pronominal. Este trabalho assume o quadro da Teoria Gerativa na sua versão de Princípios e Parâmetros (CHOMSKY, 1981, apud FREITAS, 2010). O método utilizado para a realização deste trabalho foi a revisão bibliográfica de trabalhos já realizados; além disso, foram considerados dados do guineense a partir da intuição de falantes nativos dessa língua.
Descrição: IÉ, Valdir Bicale Infulna. Breve revisão sobre o parâmetro do sujeito nulo: revisitando os dados do guineense. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1702
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_valdirie.pdf2019_mono_valdirie.pdf584,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.