Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1717
Título: A transmissão do saber religioso: práticas de escritas como preservação da tradição
Autor(es): Souza, Marcela Pereira Croesy de
Palavras-chave: Candomblé - Brasil - História
Comunicação e cultura - Brasil
Comunicação escrita - Brasil
Letramento - Aspectos sociais - Brasil
Data do documento: 2-Set-2019
Citação: SOUZA, M. P. C. (2019)
Resumo: A escrita sempre esteve atrelada ao universo dos terreiros. Contudo, diversos estudiosos consagraram o candomblé como um espaço exclusivo da oralidade. É nessa perspectiva que surge a preocupação central dessa pesquisa, a de constatar os usos da escrita nos terreiros de candomblé. Assim, o presente trabalho, resultado de uma pesquisa de cunho etnográfico, tem como objetivo investigar a existência das práticas de escritas nos terreiros de candomblé da Bahia, com uma base teórica pautada na perspectiva do letramento. Por letramento entende- se as práticas sociais de leitura e escrita em que os sujeitos participantes aqui estão inseridos. Em se tratando de uma pesquisa de cunho etnográfico e na tentativa de desenvolver essa temática foram feitas coleta de dados através de questionário, anotações e transcrições das gravações em áudios feitas durante os encontros com o povo de santo, que são os colaboradores dessa pesquisa. As análises feitas nesse trabalho poderão servir de ponto de partida para novos estudos que se preocupem em entender a importância dos diversos usos da escrita feitas por adeptos dos terreiros de candomblé que apesar da sua marca centrada na oralidade, precisa ter as suas práticas registradas para a manutenção da tradição do seu povo, que tem sua relevância histórica e cultural para a sociedade.
Descrição: SOUZA, Marcela Pereira Croesy de. A transmissão do saber religioso: práticas de escritas como preservação da tradição. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1717
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_mono_marcelasouza.pdf2019_mono_marcelasouza.pdf506 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.