Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1754
Título: Amílcar Cabral e pan-africanismo continental: a unidade e a solidariedade africana na independência da Guiné-Bissau
Autor(es): Costa, Magnusson da
Palavras-chave: África - História - Movimentos de autonomia e independência
Cabral, Amílcar Lopes - Crítica e interpretação
Movimento Pan-africano
Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde
Data do documento: 5-Set-2019
Citação: COSTA, M. (2019)
Resumo: Este artigo objetiva-se a explorar a visão pan-africana de Amílcar Cabral e influência de Kwame N´krumah e os ideais de unidade e solidariedade africana no pensamento político e revolucionário de Cabral e como base teórico-político para independência e desenvolvimento da Guiné-Bissau. Isto para reforçar a importância do pan-africanismo na Libertação e Integração da África, e como esta ideologia política foi útil para a independência da Guiné-Bissau. Para isso, será feita uma revisão bibliográfica sobre a perspectiva histórico-político do pan-africanismo continental; análise de alguns discursos (escritos e áudios) e correspondências de Amílcar Cabral, e relatórios de conferências pan-africanas.
Descrição: COSTA, Magnusson da. Amílcar Cabral e pan-africanismo continental: a unidade e a solidariedade africana na independência da Guiné-Bissau. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1754
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_magnussoncosta.pdf218,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.