Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1765
Título: Despersonalização: ferramenta de controle das instituições prisionais para além da pena de reclusão
Autor(es): Maia, Bruna Aparecida Thalita
Palavras-chave: Complexo Penitenciário Lemos de Brito - Estudos de caso
Mulheres - Conduta
Mulheres - Identidade
Prisão - Salvador (BA) - Aspectos sociais
Data do documento: 30-Ago-2019
Citação: MAIA, B. A. T. (2019)
Resumo: Este trabalho corresponde a requisito parcial para conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Unilab. Pretende-se para esta discussão, identificar e refletir sobre o processo de despersonalização que as instituições prisionais podem infligir nas mulheres com privação de liberdade e, ainda, compreender a institucionalização, através da adequação as normas e condutas obrigatórias. Para refletir sobre o processo de despersonalização que a prisão causa nas mulheres privadas de liberdade, utilizaremos a as noções de Erving Goffman (1974) de instituições totais, de estigma e a análise sobre a mortificação do eu (self) em instituições fechadas, considerando que a despersonalização exerce uma importante função na engrenagem de funcionamento sócio-político e ideológico da punição e da prisão. Por fim, intentamos discutir possíveis formas de subversão às imposições de condutas dadas no sistema carcerário, tensionando como esses comportamentos negociam institucional e socialmente no interior das prisões femininas, através da observação registrada no desenvolvimento de trabalho de campo realizado no Conjunto Penal Feminino do Complexo Penitenciário Lemos de Brito, em Salvador/BA, visando à sustentação da individualidade e identidades das mulheres encarceradas.
Descrição: MAIA, Bruna Aparecida Thalita. Despersonalização: ferramenta de controle das instituições prisionais para além da pena de reclusão. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1765
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_brunamaia.pdf2019_arti_brunamaia.pdf316,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.